São Sebastião confirma mais uma morte e 513 casos de Covid-19

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, confirmou mais um caso de morte pelo novo coronavírus (Covid-19), na noite desta quarta-feira (24). A vítima é uma mulher idosa, moradora do bairro Topolândia.

Em uma live no Facebook, o prefeito se mostrou preocupado com o avanço da doença na cidade, que atingiu 513 casos e nove óbitos, e informou que o município pode voltar a tomar medidas de restrição na economia e isolamento social. Para ele, a flexibilização da quarentena pode ter causado o aumento na incidência de infecções, especialmente na costa sul.

São Sebastião registrou um salto de 50% no número de casos de Covid-19 desde a última sexta-feira (19). Hoje os leitos da cidade abrigam 30 pessoas internadas, ultrapassando 50% da taxa de ocupação de UTIs, pela primeira vez desde o início da pandemia.

Neste período a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Boiçucanga, que estava atendendo cerca de 10 pacientes por dia, passou para uma média de 68 pessoas com sintomas de síndrome respiratória diariamente. Pela primeira vez, os médicos ultrapassaram os atendimentos da região central.

Novas medidas

O comitê de Saúde de São Sebastião deve se reunir nesta quinta-feira (25) para definir as novas medidas a serem tomadas mediante o avanço do vírus. Segundo Felipe Augusto, as estatísticas mostram que a curva de contaminação subiu e, além disso, os quadros clínicos também estão apresentando maior gravidade.

De acordo com o prefeito, todos os critérios serão revistos e a reabertura de estabelecimentos comerciais e outras atividades pode voltar a ser suspensa.

“Peço o apoio da população para usar máscaras e manter suas medidas de higiene e isolamento, pois o contágio tem se apresentado muito mais rápido e agressivo nesses últimos dias. Parece que o vírus percebeu que todo mundo abaixou a guarda e resolveu atacar de uma forma muito mais intensa. Eu me preocupo muito com a questão da economia, mas primeiro a saúde”, declarou ele.

O município de São Sebastião foi o primeiro a adotar medidas de flexibilização da quarentena no Litoral Norte. Estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e similares foram reabertos, com normas especiais de saúde, desde o dia 16 de junho. Hotéis, pousadas e turismo náutico também tiveram liberação de 50% da ocupação.

Balanço

Os casos de coronavírus atingiram 1.123 pessoas no Litoral Norte e os óbitos chegaram a 43. Caraguatatuba tem 322 pessoas infectadas e registra 25 mortes. Em Ilhabela, os casos avançaram para 162 e dois óbitos. Já a cidade de Ubatuba confirma 126 testes positivos e sete mortes.

O Estado de São Paulo registra 13.352 óbitos e 238.822 casos confirmados do novo coronavírus nesta quarta-feira. Dos 645 municípios, houve pelo menos uma pessoa infectada em 612 cidades, sendo 345 com um ou mais óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 65,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *