Vítima de Covid-19 tem corpo trocado em enterro em Caraguatatuba

Um paciente morto pelo novo coronavírus (Covid-19) teve o corpo trocado e sua família enterrou outra pessoa, em Caraguatatuba. As vítimas da doença são sepultadas com caixões lacrados e sem velórios para evitar a propagação da doença, o que dificultou o esclarecimento do equívoco.

A troca foi percebida quando uma família que velava um ente que não morreu por coronavírus recebeu o caixão lacrado. Eles abriram a tampa e perceberam que não era o familiar.

Enquanto isso, a família de João Marcos de Oliveira, 74 anos, velava a vítima, à distância, sem saber que não era seu corpo ali. Após 10 dias internado, ele morreu pelo novo vírus na Casa de Saúde Stella Maris, na segunda-feira (18).

Horas após o enterro, a filha de João recebeu uma ligação do hospital com a notícia. Com o reconhecimento, o corpo foi liberado novamente para o sepultamento. O enterro correto aconteceu nesta quarta-feira (20) e a família registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

O a administração do Stella Maris informou em nota que quando tece ciência do ocorrido, tomou todas as medidas necessárias para regularizar a situação. O hospital também instaurou uma sindicância interna para apurar o fato.

Segundo a prefeitura, a Vigilância Sanitária do município determina às unidades hospitalares que sigam os protocolos do Ministério da Saúde. As regras incluem higienização e identificação por parte de um familiar devidamente paramentado.

Além de indicação com nome, número do prontuário, número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), data de nascimento, nome da mãe e CPF, utilizando esparadrapo, com letras legíveis, fixado na região torácica, colocação do corpo em dois sacos com zíper e armazenamento na geladeira até a chegada da funerária.

Covid-19 na região

Hoje a cidade de Caraguatatuba registra cinco mortes confirmadas pela nova doença, além de 114 pacientes com testes positivos. No Litoral Norte o número de vítimas chegou a 503, com mais duas mortes em São Sebastião e uma em Ubatuba.

No Estado de São Paulo já são 5.363 mortes pelo novo coronavírus, sendo 216 nas últimas 24 horas. Ao todo, quase 70 mil pessoas testaram positivo para a doença em 484 cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *