Turistas perdidos são resgatados com apoio de índios no pico do Corcovado

Três homens que se perderam no Pico do Corcovado, em Ubatuba, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, nesta sexta-feira (1°). A operação teve apoio de índios Tupi Guarani da aldeia Renascer, localizada dentro da área de preservação onde as vítimas estavam, e que conhecem os caminhos da região.

Dois turistas da cidade de São Paulo e um morador local se perderam em uma área de mata fechada, na quinta-feira (30), enquanto exploravam trilhas locais. Lebrando que o acesso a trilhas, cachoeiras e praias está proibido no Litoral Norte por decreto, com objetivo de conter o avanço da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo os bombeiros, as busca iniciaram na noite do desaparecimento e foram feitas na maior parte do tempo no escuro, em meio a mata fechada, entre trilhas íngrimes, escorregadias e paredões de rocha. No dia seguinte, por volta das 11h, o grupo foi localizado.

Eles estão em bom estado de saúde e dispensaram o atendimento hospitalar, após a avaliação da equipe de bombeiros.

“Todos que buscam o esporte de aventura, devem avisar a família e amigos do percurso pretendido e horário de retono, além de encontrar um guia local para acompanhar o passeio. Também é importante levar água, alimentação, um bom tênis, roupas frescas e de frio, repelente, protetor solar, lanterna e o celular deve estar bem carregado. Deve-se evitar caminhar a noite e na beira de encostas”, alerta a equipe dos bombeiros.

E casos de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *