Mutirão recolhe mais de 1,3 tonelada de lixo propício à proliferação da dengue

Um mutirão contra a dengue realizado pela Prefeitura de Ilhabela retirou mais de 1,3 tonelada de lixo propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, em um dia. A ação aconteceu na última quarta-feira (20), no bairro da Barra Velha.

O inseto é responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Os vírus transmitidos pelo mosquito podem causar invalidez, má formação fetal e até morte.

Em 2020, Ilhabela já teve 206 casos confirmados de dengue e um óbito. A vítima foi uma mulher de 34 anos, grávida de nove meses. Ela não resistiu ao quadro de infecção e morreu, no dia 26 de março. Além disso, a cidade registra ainda 54 casos suspeitos da doença.

A  equipe do CVI (Controle de Vetores de Ilhabela) atuou na rua Petronilho da Silva Reis. A maior parte dos objetos recolhidos foram materiais inservíveis. Foram retiradas geladeira, máquina de lavar, fogão, tanquinho, aparelhos de TV, latas, baldes, brinquedos, entre outros, todos passíveis de remoção.

De acordo com o secretário de Saúde, Gustavo Barboni, alguns moradores ainda não compreenderam que têm papel fundamental na luta contra as doenças. “Muitos moradores participam do combate ao mosquito, mas muitos ainda não colaboram com o trabalho de limpeza e retirada destes recipientes. Precisamos que todos entrem na luta contra o mosquito transmissor”, disse o secretário.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração de todos, principalmente em seguir as orientações dos agentes de saúde, para evitar deixar espalhado pelos quintais objetos que possam acumular água. Em caso de febre, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, vômitos, dores nas articulações ou outros sintomas, é indicado procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro ou mais próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *