Monumentos de Caraguá recebem máscaras em ação de sensibilização

Diversos monumentos e estátuas de Caraguatatuba estão utilizando máscaras de proteção contra o coronavírus (Covid-19). A ação é uma iniciativa da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com intuito de sensibilizar e incentivar a população na prevenção contra a nova doença.

Estão “protegidos” os monumentos Caiçara (Praça do Caiçara), Pescador (Trevo do Camaroeiro) e o Engenheiro João Fonseca, que fica na entrada da cidade no trevo entre as Rodovias dos Tamoios e Rio Santos. Além destes, a imagem de Santo Antonio, o padroeiro da cidade, que fica no Morro que recebe o mesmo nome, lá do alto também receberá sua máscara em breve.

Na avaliação da presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, “esta ação é uma forma simbólica de incentivarmos as pessoas aderirem a este ato de cuidado e amor ao próximo. Se até mesmo os monumentos estão de máscaras, qual a desculpa para não usarmos?”, brinca.

Máscara

Além da confecção das máscaras para os monumentos, a Fundacc em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba e o Ministério Público Federal continua a produção de máscaras de tecido para serem distribuídas à população, à secretaria de Saúde e ao MP. “Todo tecido é bem vindo para ajudar nesta causa”, diz Silmara.

A presidente conta que estava angustiada com os cancelamentos do calendário cultural da cidade e queria muito que de alguma forma a cultura pudesse ajudar a população neste momento. E foi assim que surgiu a ideia de confeccionar as máscaras.

“Toda a produção é feita por funcionários da fundação, oficineiras, voluntários, amigos e parentes que todos os dias dispõem de seu tempo e se doam a este ato de amor. Só tenho que agradecer a todos os envolvidos, especialmente à Dra. Regiane, promotora de Justiça da Saúde Pública, por abraçar esta causa. Tenho certeza que isso tudo passará depressa se todos nos mantivermos unidos para enfrentar este momento de dificuldade”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *