Jubarte de 9 metros é flagrada no Canal de São Sebastião

Uma baleia da espécie jubarte, de aproximadamente 9 metros de comprimento, foi avistada no início da tarde desta terça-feira (12), no Canal de São Sebastião.

O animal estava próximo ao mangue do Araçá – ao lado do porto de carga seca, e posteriormente seguiu em direção ao sul da ilha, onde foram feitas as imagens por uma equipe do Instituto Argonauta.

De acordo com os biólogos que fizeram os registros, trata-se uma baleia jovem. Ela estava na região da Ponta da Sela por volta das 13h, nadando em direção ao sul, provavelmente para a praia do Bonete.

“Enquanto a humanidade desacelera, a natureza fica mais a vontade”, publicou o Instituto junto às imagens da baleia.

Jubarte

Com a aproximação do inverno, a espécie migra todos os anos para a região de Abrolhos, na Bahia, visto que busca de águas mais quentes para abrigar a reprodução dos filhotes.

Assim, no verão,  a jubarte faz o caminho de volta às águas polares em busca de alimento.

Em 2019 foram mais de 360 avistagens de baleias jubarte no Litoral Norte, um aumento considerável em relação a 2018, quando houve 48 registros.

No ano passado também foi flagrado o primeiro filhote da espécie na região, o que pode indicar o Litoral Norte como um novo berçário de baleias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *