Casos suspeitos de coronavírus chegam a 164 no Litoral Norte

Os casos considerados suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) chegaram a 164 no Litoral Norte, nesta quinta-feira (2), conforme os boletins emitidos pelas prefeituras locais. Os resultados estão demorando cerca de um mês para serem finalizados, já que existe apenas o Instituto Adolfo Luz, na cidade de São Paulo, para atender todo o Estado. Hoje há cerca de 16 mil exames na fila de espera.

Entre os casos registrados no Litoral Norte, há registro de cinco mortes em investigação em São Sebastião, um óbito confirmado e mais duas pessoas em isolamento e bom estado de saúde. Em Caraguatatuba são três mortes suspeitas e um caso confirmado de paciente que está na UTI. Na cidade de Ubatuba existem 64 pessoas aguardando resultados de exames e em Ilhabela, 12.

A primeira morte em decorrência da nova doença foi confirmada em São Sebastião, na última segunda-feira (30). A vítima foi Roberto Alves dos Santos, de 60 anos, ex-secretário de Habitação e Planejamento da cidade no governo Ernane Primazi, que morreu no dia 23 de março.

Em Caraguá a confirmação do caso foi feita com o novo teste rápido que chegou a cidade. Um paciente de 62 anos, que está entubado na UTI da Casa de Saúde Stella Maris, teve o exame positivo para coronavírus, na noite desta quarta-feira (1°). Foram realizados ainda testes rápidos em cinco outros pacientes adultos que estão internados, além de uma criança que está na UTI neonatal. Independentemente do resultado, a prefeitura informou que também aguarda a contraprova do Instituto Adolfo Lutz.

Segundo a Secretaria de Saúde, “o teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Isso quer dizer que, mesmo os negativos, estes podem vir a ser positivos, pois o teste não consegue diagnosticar o início da doença, sendo que ele mede o anticorpo”.

A expectativa é de que 5 mil testes rápidos cheguem na cidade até o final de semana para  serem aplicados em casos considerados mais graves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *