Novo coronavírus faz LN suspender aulas, eventos, visitações a partir desta segunda-feira (16)

As atividades previstas para serem realizadas a partir desta segunda-feira (16) no Litoral Norte serão suspensas ou canceladas por conta dos casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Até neste domingo foram 15 casos notificados em Caraguatatuba (10), Ilhabela (3) e São Sebastião (2) e nenhum em Ubatuba.

O Instituto Federal de Caraguatatuba e Fatec/Etec de São Sebastião e Ubatuba não terão aulas. No caso das escolas municipais de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, as aulas serão facultativas, sem contabilização de faltas, a partir desta segunda, e canceladas a partir do dia 23 de março até nova definição do Ministério da Saúde/Secretaria de Saúde do Estado.

Shows e eventos que reúnam mais de 300 pessoas também estão cancelados até segunda ordem. Entre eles, Paixão de Cristo de Caraguatatuba, a visitação ao navio Patrulha Gurupá, da Marinha do Brasil, que seria aberto nesta como faz parte das comemorações pelo 384º aniversário de São Sebastião. Também foram canceladas todas as paradas de navios de cruzeiros previstas até meados de abril em Ilhabela.

Ainda em Caraguatatuba, a Prefeitura definiu que a frequência será facultativa também com as atividades realizadas pela Secretaria de Esportes, Desenvolvimento Social e Fundação Cultural. Já na terça-feira (17), todas as atividades do CIAPI serão suspensas, bem como as atividades esportivas para ACD e Idosos , “isso se dá por serem os idosos o grupo mais vulnerável aos sintomas. Além disso, ficam suspensas por 60 dias as férias de funcionários da rede de saúde”.

O Comitê de Saúde também recomendou o cancelamento de visitas a asilos e casas de repouso. A orientação é de que crianças e jovens não permaneçam em casa sob o cuidado dos avós ou parentes com mais de 55 anos.

Prefeita Gracinha Ferreira, secretários e funcionários da Saúde (Foto Divulgação/PMI)

Em Ilhabela, ficou definida a suspensão de grandes eventos e paradas de navios, além de abordagens na balsa com áudio explicativo sobre a prevenção da doença e equipes de orientação para pedestres e motoristas. “Em uma ação conjunta entre prefeitura e o Dersa, foi disponibilizado no embarque da balsa display com álcool gel. A empresa Fênix, também tomará medidas preventivas para garantir a segurança dos usuários”, disse a prefeita Gracinha Ferreira.

Mesmo sem casos suspeitos, o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, baixou decreto onde adotará medidas temporárias e emergenciais de saúde pública no enfrentamento e prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus). As medidas foram definidas durante reunião emergencial realizada com secretários municipais na tarde deste sábado (14).

Prefeito Délcio Sato, secretários e funcionários da Saúde (Foto Divulgação/PMU)

Entre 16 de 20 de março as equipes vão informar sobre as suspensões na rede municipal de ensino, e suspensão total a partir do dia 23. Eventos e shows também forma cancelados. Nas repartições públicas, o atendimento ao munícipe será limitado a 10 pessoas por vez.

Em São Sebastião, a Prefeitura divulgou agora à noite algumas das ações que pretende adotar  em relação à prevenção contra o novo coronavírus.

Prefeito Felipe Augusto, secretários e funcionários da Saúde (Foto Divulgação/PMSS)

A partir de terça-feira nao será obrigatória à ida às aulas, servidores com mais de 60 anos estão dispensado de comparecer a seus postos de trabalho, podendo fazer home office, as comemoráções alusivaso aos 384 anos do municício, be como o show do Daniel foram cancelados. NoFestival da Gastronomia Caiçaram funciona somente a Praça de Alimentação.

Na próxima semana, dia 23, todas as aulas ficam suspensas até segunda ordem. Somente os setores ligados à Saúde funcionam. O prefeito Felipe Augusto disse que os ônibus da Ecobus deverão ser limpos após cada viagem e que iniciou tratativas junto ao Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde para aumentar o número de leitos de UTI na cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *