Ilhabela tem registro de caso suspeito de coronavírus

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu comunicado nesta quinta-feira (12/3), informando que município registrou ontem o primeiro caso suspeito do coronavírus no Hospital Mario Covas. O paciente é um menino de 10 anos que fez uma viagem de cruzero recentemente.

A equipe do hospital já iniciou os protocolos de atendimento para estes casos, como a coleta de amostras do material que serão encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.

Os exames para constatar a doença levam cerca de 15 dias para ficarem prontos. Todos os casos são tratados como suspeito até a divulgação do resultado.

Por segurança, após a coleta de amostras, o paciente ficará isolado em sua casa, mas passa bem e apenas com sintomas leves.

São considerados casos suspeitos pessoas com coriza, febre e que estiveram em regiões com epidemia da doença. Nesses casos, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Prevenção

Segundo a pasta, as medidas a serem tomadas neste momento é mais pela própria população com sua higiene pessoal, ou seja, lavando as mãos e não espirrando sem a proteção da boca. Se o paciente apresentar sintomas de coriza, espirros ou tosse deve usar máscaras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *