Hospital de Ilhabela substitui copos descartáveis por sustentáveis 

O Municipal Hospital Mário Covas, de Ilhabela, substituiu a utilização de copos descartáveis por modelos sustentáveis (sanfonados) junto aos funcionários e colaboradores. A mudança gerou uma economia de aproximadamente R$ 15 mil em descartáveis.

Segundo a prefeitura, mais do que uma redução financeira, a introdução dos copos sanfonados é uma ação em prol do meio ambiente, já que o copo descartável demora entre 200 e 450 anos para se decompor na natureza.

Ao todo 500 copos sanfonados começaram a ser utilizados no refeitório durante os lanches, pela manhã e à tarde, e nas refeições principais do dia, almoço e jantar. A mudança causou impacto imediato: menos 5 mil copos descartáveis consumidos no local. “Com essa iniciativa os copos descartáveis não serão mais disponibilizados no refeitório, somente em casos excepcionais. A escolha pelo sanfonado é para facilitar na hora de guardar e carregar. Ele ‘cabe no bolso’”, ressaltou o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.

A princípio, a utilização dos copos sanfonados ocorre apenas nas refeições dos funcionários e colaboradores, mas a meta é que posteriormente o novo hábito de usar material sustentável também passe para as refeições de outros setores da unidade. O objetivo é que pacientes e seus acompanhantes recebam copos biodegradáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *