Comunidade impede entrada de turistas na praia do Bonete

Um grupo de turistas que chegou a praia do Bonete, no sul de Ilhabela, foi impedido de desembarcar na comunidade, na manhã desta quarta-feira (18) por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Um homem e tres mulheres de São Sebastião que chegaram de barco foram convidados a se retirar e, segundo moradores locais, eles respeitaram a decisão.

“Pediram para ele voltar por conta da nossa situação e ele entendeu o caso tranquilamente. Inclusive ele ainda andou pela praia para resolver um problema que teve no motor da embarcação”, contou uma moradora ao jornal Nova Imprensa.

A medida foi decidida em uma reunião realizada entre os moradores na tarde desta terça-feira (17) com o objetivo de impedir a propagação do vírus, já que a comunidade é isolada e possui um grande número de idosos, principal grupo de risco para a doença. Além disso, o acesso ao local é remoto e só pode ser feito pelo mar ou por uma trilha, a pé, de 16 Km, o que impacta diretamente na chegada de assistencia médica imediata.

A moradora local contou ainda que todos as pousadas, campings, bares e restaurantes estão fechados ao público por tempo indeterminado. Além disso, ficou decidido que os moradores também não vão sair do Bonete, a não ser em casos de emergencia. “Todos foram orientados a fazer suas compras para garantir estoque de alimentos e medicamentos e depois encerrar a circulação”, disse ela.

Castelhanos

Pouco depois da assembleia que decidiu pelo isolamento do Bonete, outras comunidades tradicionais seguiram os mesmos passos para impedir a proliferação do coronavírus. Em Castelhanos, na região leste da ilha, os caiçaras também optaram por encerrar os serviços turísticos e impedir a chegada de visitantes pela estrada ou pelo mar.

As associações Amor Castelhanos e Castelhanos Vive se uniram e pediram que a Fundação Florestal oriente os turistas na guarita de entrada da trilha para que não entrem no local.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *