Ubatuba ganha reforço no abastecimento com instalação de bomba no Rio Itamambuca

A Sabesp reforçou o abastecimento do Sistema Itamambuca, que atende a 600 imóveis dessa região em Ubatuba, para a alta temporada 2020. Uma força-tarefa instalou uma bomba para captação de reforço no Rio Itamambuca.

A ação durou cerca de 4 horas e envolveu 10 funcionários na instalação da bomba.  Para a realização do trabalho, a Companhia contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal devido à necessidade de interromper o tráfego em uma das faixas da rodovia Governador Mario Covas (BR 101) para que o guindauto pudesse operar em cima da ponte.

Em razão das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos 10 dias de 2019, o sistema Itamambuca ficou bastante obstruído por areia e os técnicos da Companhia precisaram desassorear o trecho do rio onde o equipamento foi instalado.

Conforme explica o gerente da Sabesp em Ubatuba, Fabio Okamoto Fagundes, o principal objetivo da instalação desse equipamento, que fica apoiado sobre boias, é captar água com mais força e rapidez para atender à demanda da alta temporada.

“Um fato importante a ser destacado é que não investimos recursos financeiros para essa operação. Utilizamos esse sistema há cerca de 3 anos e instalamos esse equipamento com foco no verão. A bomba capta água e a destina para uma Estação de Tratamento auxiliar que só opera nesta época do ano, como reforço de vazão e, consequentemente, de distribuição”, finalizou Fagundes.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *