Turista sofre convulsão em Castelhanos e é socorrida pelo Águia

Uma mulher de 62 anos, turista de São Carlos, passou mal em um quiosque na Praia de Castelhanos, em  Ilhabela, por volta das 13h desta quinta-feira (23), e teve que ser socorrida pelo helicóptero Águia, devido a dificuldade de acesso à comunidade caiçara.

A idosa estava na praia com seus familiares, quando de repente começou a convulsionar na mesa do quiosque, segundo o Capitão João Batista Rapaci, do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBmar). Os guarda-vidas foram chamados e havia um médico de folga no local, que auxiliou nos primeiros socorros.

O GBmar e o Samu foram chamados e a turista convulsionou novamente; o médico temia que ela sofresse um acidente vascular cerebral (AVC) esquêmico. O helicóptero da PM foi chamado e em 15 minutos chegou ao local.

O Águia saiu de Ubatuba, foi até Castelhanos, resgatou a vítima e a levou ao Hospital Mário Covas, do outro lado do arquipélago. Segundo informações de Rapaci, o estado a vítima está em bom estado de saúde e já foi liberada pelos médicos.

Difícil acesso

A comunidade tradicional caiçara da praia de Castelhanos tem acesso resrito. É necessário veículos altos e potentes ou 4×4 devido à dificuldade do percurso na trilha. Por isso, qualquer tipo de socorro demora mais a chegar do que em outras regiões.

Na temporada, com muitos turistas visitando todo o litoral norte, há um helicóptero Águia à disposição, assim como guarda-vidas em todas as praias e visitas do Gbmar pelo mar.

No restante do ano a estrutura é reduzida e o tempo de socorro pode aumentar, de acordo com as condições climáticas para acesso do Águia de São José dos Campos ou mesmo do litoral sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *