Ilhabela apresenta a exposição “A Cor exprime Algo Por Si Só”

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela abre no próximo dia 9 de janeiro a exposição “A Cor exprime Algo Por Si Só” da artista plástica Daniela Marton. A exposição acontecerá na sala de exposição do Centro Cultural da Vila e vai até o dia 6 de fevereiro.

Daniela Marton é natural de Turim, na Itália, nascida em 1988, morou em São José dos Campos até os seus 18 anos, foi para São Paulo e estudou arquitetura no Mackenzie formando-se em 2011. Atualmente a artista mora em Curitiba, faz Artes Visuais licenciatura pela FAP – UNESP – Faculdade de Artes do Paraná.

“Minha pintura é criada de modo artesanal e por impulso espontâneo. As cores e as formas imprimem diferentes significados. Cada quadro que faço, seguindo o princípio de Paul Klee, se desenvolve de acordo com suas próprias leis, ou seja, cada quadro possui sua própria particularidade e identidade, desde o uso da cor e da forma. Dessa forma, meus trabalhos carregam forte influência do expressionismo abstrato, principalmente do action painting bem como a influência de Pollock, no que diz respeito ao manuseio de modo independente da tinta”.

O uso das cores e da gestualidade no trabalho de Daniela tem como inspiração a arte de Van Gogh, especialmente, no que diz respeito ao uso intenso da cor pelo fato dela não pertencer a nenhum objeto e sim possuir potencialidades expressivas próprias que precisam ser estudadas e utilizadas em seus limites.

“A cor exprime algo por si só. Costumo posicionar a tela sobre uma mesa e, suavemente, passo a derramar e pingar as várias tintas sobre a tela de modo a criar configurações surreais através do movimento da tinta fluida e escorrida, e com o auxílio de uma espátula crio texturas que por vezes geram um efeito de profundidade para mostrar a materialidade do objeto. As texturas criam uma sensação tátil-visual e o movimento das cores “escorridas” dão fluidez, movimento e ritmo visual ao quadro” – diz a artista plástica.

 Daniela coloca no quadro a sua alma de artista, visando tocar as pessoas através de sua arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *