São Sebastião fica em 8ª no ranking do Índice de Responsabilidade Social

A cidade de São Sebastião ficou em 8ª posição do ranking do do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), na categoria “riqueza municipal”.

O IPRS foi definido como um indicador para apoiar os municípios na orientação de suas políticas municipais de desenvolvimento social e melhora na qualidade de vida da população. Os critérios de avaliação são os mesmos do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que refletem o esforço das cidades nos parâmetros de riqueza, escolaridade e longevidade, ao incluir indicadores que caracterizam mudanças, a curto prazo.

O estudo foi criado em 2000, com publicações a cada dois anos. Na edição de 2019, que contempla os anos de 2014, 2016 e 2018, foram realizadas alterações nos componentes do IPRS, visando incorporar ao índice, as mudanças ocorridas nas condições de vida dos paulistas, e nas novas fontes de informações existentes a nível municipal.

São Sebastião foi o único município do Litoral Norte com representante ao evento, que ocorreu na última quinta-feira (12), na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). De acordo com Henrique Simões, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), São Sebastião saltou do grupo de “municípios desiguais”, nos anos 2014 e 2016 (caracterizados como municípios com níveis de riqueza elevados, mas indicadores sociais insatisfatórios), para o grupo de “municípios dinâmicos”, em 2018, com bons níveis nos indicadores sociais.

Simões ainda ressaltou que o IPRS foi contemplado como importante indicador estadual no Plano Municipal de Assistência Social de São Sebastião, aprovado esse ano. “É importante estabelecer critérios comparativos entre os municípios de mesmo porte, todavia esse destaque de São Sebastião ocorreu pela garantia de investimentos em políticas públicas sociais, ampliados para todas as regiões da cidade, desde o início da atual gestão municipal”, destacou Simões.

O mapa completo do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) pode ser acessado em http://www.iprs.seade.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *