Sabesp executa manutenções preventivas em redes de esgotos em Caraguatatuba

Às vésperas da alta temporada, quando a população de Caraguatatuba aumenta significativamente, a Sabesp está com suas equipes nas ruas executando manutenções preventivas no sistema de esgoto em diversos bairros do município; atualmente, a intervenção está em andamento no bairro Martim de Sá, na região central.

O trabalho consiste na lavagem das tubulações com o objetivo de preservar o meio ambiente, reduzindo a quantidade de manutenções emergenciais. A estimativa é executar o serviço em 3 km de tubulações em várias ruas do bairro, avançando 600 metros/dia.

Conforme explica o encarregado de operação da Companhia, Ronaldo Serra Fernandes, as equipes estão bastante adiantadas e a previsão de conclusão dos serviços é ainda para esta semana, pois já foram lavados mais de 2 km de tubulações.

Para a operação, a Sabesp utiliza equipamentos de hidrojateamento que lançam jatos de água nas tubulações e empurram os resíduos sólidos descartados pelos imóveis até os poços de visita. De lá, esse lixo é sugado e destinado à estação de tratamento de esgoto.

A operação é de extrema importância para a eficiência do sistema de esgoto, pois muitas vezes são lançados em vasos sanitários, ralos e pias itens que deveriam ser descartados nas lixeiras. A quantidade de lixo que chega às tubulações e a contribuição de água de chuva na rede de esgoto causam grandes danos às tubulações. Por isso, a manutenção preventiva se faz tão necessária.

Fernandes explica que, diariamente, a equipe tem retirado 1 tonelada de lixo das redes. “Encontramos todo tipo de resíduos, de gordura despejada na pia da cozinha a cotonetes, sacos plásticos, roupas íntimas, entulhos e até bolinhas de desodorante roll on. Precisamos manter o bom funcionamento das redes coletoras de esgotos, e isso significa fazer tudo o que for preciso para assegurar que os sistemas de esgotamento sanitário continuem a desempenhar as funções com a qualidade necessária sempre com foco na preservação do meio ambiente”, concluiu o funcionário.

Após o término dos trabalhos na Martim de Sá, o próximo bairro a receber a manutenção preventiva nas redes é o Olaria, na região norte de Caraguatatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *