Operação Verão começa no Litoral Norte com reforço de mais de 600 policiais

Começou na manhã desta segunda (23), na Praça da Cultura de Caraguatatuba, a Operação Verão 2019/2020.  São 668 policiais militares (Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, Bombeiros e reforço Aéreo) – 211 em Caraguatatuba, 172 em Ubatuba, 155 em São Sebastião e 74 em Ilhabela e 163 viaturas reforçando o policiamento em todo o Litoral Norte, nos patrulhamentos em bairros com maior número de ocorrências, bloqueios e blitze pelas cidades para evitar que motoristas dirijam alcoolizados.

Todos os discursos tocaram em um mesmo ponto: aumento da segurança e cuidado com o turista, já que durante a temporada a população aumenta de 400 mil habitantes para 1,5 milhão de pessoas.

O prefeito Aguilar Júnior, de Caraguatatuba, declarou que está muito feliz por mais um ano de parceria com o governo do Estado, por poder receber tão importante reforço, já que a cidade precisa melhorar seus índices de segurança e cuidar do turista que aquece a economia da cidade.

O comandante da PM no Litoral Norte, coronel César Eduardo Ferreira, também citou os indicadores criminais, informando especial atenção na captura de procurados da justiça que não voltam da “saidinha”.

O coronel da Polícia Militar do Litoral Norte e Vale do Paraíba, José Eduardo Stanelis, prometeu o BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) na rua, fazendo operações surpresa e melhorando a segurança na cidade, pedindo ao efetivo para que tenha especial cuidado com o turista.

Os bombeiros receberam o reforço de 56 homens: 10 em Caraguatatuba, 16 em Ubatuba, 16 em São Sebastião e 16 em Ilhabela. Dois postos itinerantes dos bombeiros vão ficar em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião e no Saco da Ribeira, região Sul de Ubatuba.

Números 

Em entrevista com o capitão Luís Fernando Oliveira, comandante da Polícia Militar de Caraguatatuba, no início do mês de dezembro, ele informou que os índices de violência têm diminuído nos últimos dois anos, mas o trabalho é árduo. “Em dezembro, nosso efetivo aumenta, mas aumenta também o número de pessoas e o número de crimes”, informou.

“Mas ano passado o número de ocorrências foi menor do que do ano retrasado e nosso objetivo é que este ano diminua mais. Os roubos caíram em 50% neste ano”, completou.

Um número significativo de chamadas pelo 190, segundo Oliveira, é por brigas e discussões seja na rua, entre vizinhos ou entre marido e mulher. Muitas chamadas acontecem nos finais de semana à noite, relativas à perturbação de sossego, na maioria dos casos por som alto, relata o comandante, podendo acabar em multa e apreensão do veículo.

Furtos de celulares e pequenos objetos nem sempre são registrados e por isso muitas ações deixam de ser feitas e prisões não acontecem. Boletim de ocorrência é primordial.

Dicas

A Polícia Militar orienta aos que gostam de correr ou fazer caminhada que não vá com relógio, correntes ou pulseiras, não deixe o celular aparente e nem a carteira. Não saia sozinho, vá com pelo menos uma pessoa. Escolha vias iluminadas e com maior concentração de policiamento à noite.

Não deixe objetos pessoais na areia; caixas de som na praia podem ser apreendidas e o dono recebe multa da prefeitura.

No caixa eletrônico evite mostrar suas notas após o saque; não fique em praias desertas ou pouco iluminadas à noite, dê preferência a regiões centrais, onde estará o maior efetivo de policiais para sua proteção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *