16º Salão Ubatuba de Artes abre com 115 obras de todo Brasil

A partir deste final de semana, Ubatuba irá respirar arte! O Salão Ubatuba de Artes Visuais, que em 2019 chega a sua 16ª edição, será aberto ao público neste sábado (9), com 115 obras de diversos estados.

A premiação das obras selecionadas aconteceu em 26 de outubro na sede administrativa da Fundart com a presença da comissão julgadora formada por Carlos Fonseca Vicente, Ricardo Cherbeluka, Paula Borghi e o acompanhamento dos membros da comissão organizadora do evento.

Com relação ao nível do evento, Carlos Vicente destacou um nível muito bom e bastante variado, o que dificultou a escolha dos prêmios. “As diferenças de abordagem e formação acadêmica foram fatores que influenciaram as escolhas da comissão” declarou.

Para Ricardo Cherbeluka, a arte é inerente ao homem e deve ser respeitada. “Se todos tivessem o apoio, o carinho e dedicação que a Fundart junto com a cidade de Ubatuba tem com os artistas, comissão julgadora, apoiadores, parceiros e amigos, tudo seria diferente com a cultura de nosso país! Sobre o processo de escolha Ricardo declarou: “Não é fácil julgar, prefiro ser julgado porque mexemos com sonhos, expectativas, carreiras, amor! ”

Paula Borghi ressalta ainda: “Toda seleção e premiação sempre será injusta, por mais cuidadosa que seja. Assim como na vida, na arte não seria diferente. Mas a generosidade do Salão em contemplar e premiar tantos artistas é um fator que deve ser reconhecido. Junto a importância de iniciativas culturais fora dos grandes centros urbanos, que fomentem e incentivem a produção artística local. Muito importante o papel da Fundação para os artistas locais e nacionais. Vida longa ao Salão! ”

Os artistas premiados receberão prêmios em dinheiro, no valor total de R$ 16 mil, com destaques para a premiação ao artista local – residente em Ubatuba e os prêmios estímulo.

16ª edição

Visando maior abrangência e atualidade, neste ano o evento ampliou a possibilidade de participação, considerando as mais diversas linguagens artísticas. Pintura, escultura, desenho, gravura, colagem, fotografia, arte digital, objetos, instalação, grafite sobre suporte, vídeo, entre outras, compõem o salão de exposições.

O 16º Salão Ubatuba de Artes Visuais é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Fundart e conta com o apoio da Companhia Municipal de Turismo (Comtur).

Serviço

16º Salão Ubatuba de Artes Visuais
Data: 9 de novembro a 1 de dezembro de 2019
Local: Centro de Convenções de Ubatuba
Endereço: Rua Lia de Barros – Itaguá (ao lado do aeroporto)
Comissão organizadora: Adriano Art, Cristiane Campos, Edu Thomé, Erica Sanches, Katia Zirnberger e Mônica Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *