UBSs de Caraguá promevem caminhada pelo Outubro Rosa

As ações de comemoração ao Outubro Rosa em Caraguatatuba já começaram e nesta sexta-feira (4), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) promovem uma caminhada para manifestar a importância da prevenção contra o câncer de mama.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher (Pró-Vida) registrou 35 agendamentos para consultas ginecológicas e 22 mamografias durante a abertura da campanha. Conforme registros da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, no momento, há 269 pacientes com câncer de mama sendo atendidas. Em 2019, a cidade registrou 32 casos novos da doença e, em 2018, 48 novos casos foram acolhidos.

De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 3.950 mamografias. Durante todo o ano de 2018, foram feitos 5.338 exames de mamografia.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *