Nevoeiro sobre Caraguatatuba surpreende moradores e turistas

“Fog londrino", brincou uma moradora

2
7588
O fenômeno aconteceu nesta segunda-feira (Fotos: Cássia de Regina/Divulgação)

Um nevoeiro, ou fog, encobriu a orla de Caraguatatuba, surpreendendo moradores e turistas que postaram fotos em suas redes sociais, durante a manhã e o início da tarde desta segunda-feira (9). O fenômeno, porém, não é incomum.

- Publicidade -

“O fog veio do mar e, por isso, é chamado de nevoeiro marítimo e se desloca pelo continente trazido por uma brisa, mas não tem relação com o calor na região, informou o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), com base em imagens do fenômeno.

“A diferença entre as temperaturas do ar, ligeiramente maior, e do mar, pouco mais fria que o esperado para essa época do ano, condensa gotículas de água e forma uma camada espessa de neblina. E a ausência de rajadas mais fortes de vento dificulta a dissipação. Com isso, as nuvens bloqueiam a luz solar, que não consegue aquecer o solo, e as temperaturas não sobem muito, explica o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra.

“Fog londrino”, brincou a moradora do centro da cidade, Cássia de Regina. Ela registrou o momento em que o nevoeiro deixou até mesmo o Parque Trombini cinzento.

2 COMENTÁRIOS

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui