Feira Literária de Caraguá começa com atividades gratuitas por toda a cidade

A 9ª Feira Literária de Caraguatatuba (Flic) começou nesta terça-feira (24) com exposições, apresentações culturais, contação de história, oficinas, roda de conversas, declamação de poemas, teatro e palestras, entre outras atividades gratuitas por toda a cidade. A programação, com ações em todas as unidades escolares, no Teatro Mário Covas e no Shopping Serramar, segue até sábado (28).

Neste ano, a Flic homenageia três autores da literatura nacional: Heloisa Prieto, José Paulo Paes (1926-1998) e Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Todos os alunos da rede municipal de ensino e parte dos estudantes de escolas particulares da cidade participam da feira, apresentando trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo em sala de aula.

Os alunos da Educação Infantil (até 5 anos) estudaram a obra de Heloisa Prieto, autora de diversos sucessos infantis que também é educadora e pesquisadora. Heloisa, inclusive, integra a programação da Flic na quarta-feira (25), quando coordena uma roda de conversa. No mesmo dia, o Teatro Mário Covas recebe apresentações dos alunos das escolas municipais e particulares, com contação de histórias, oficinas e exposições.

O poeta e ensaísta José Paulo Paes, por sua vez, será homenageado pelos alunos do Ensino Fundamental 1 (turmas do 1º ao 5º, a partir dos 6 anos). O autor publicou mais de dez livros de poesia, inclusive para o público infanto-juvenil, e foi colaborador regular na imprensa literária. Destacou-se também como ensaísta e tradutor de poesia.

Já os alunos do Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão homenagear o poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos autores mais destacados da literatura brasileira. Autor da poesia “No Meio do Caminho”, que em 1928 provocou escândalo e controvérsias pelas inovações modernistas que trazia na temática e na forma, ele renovou e aprofundou as propostas iniciais do Modernismo. Em suas criações, a indignação com as desigualdades sociais convive com o profundo lirismo, o senso de humor e a emoção contida.

No sábado (28), dia de encerramento da Flic, o Serramar Shopping recebe diversas apresentações dos estudantes, além de contação de histórias, oficinas, exposição e fanfarra. As atividades vão ser realizadas das 14h às 18h. No mesmo dia, as escolas também estão abertas para a comunidade, com apresentações e exposição de trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *