Com apoio do Nova Imprensa, estudantes discutem ética na internet

Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, região central de Caraguatatuba, realizam nesta sexta-feira (27), debate sobre comunicação digital, sob o tema “Da superfície às profundezas: o paradoxo da internet”. O encontro é a partir das 10h no Auditório Maristela de Oliveira, na Fundacc, com entrada  franca.

A  Arena Discursiva terá formação de mesa com Maria Eunice Quilici Gonzales, Pós-Doutora em Ciência Cognitiva, Linguística e Linguagem, pela Universidade de Essex, Inglaterra, livre docente da UNESP/ Marília; Eduardo Noboru, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Metodista de Piracicaba e autor do livro “Realidade virtual aplicada ao gerenciamento de redes de computadores” e a jornalista Priscila Siqueira, que atuou como repórter regional do jornal O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde. Ela é articuladora da ONG Serviço de Prevenção ao Tráfico de Mulheres e Meninas.

Idealizada pela professora Eliane de Lucas Daniel, mestre em Literatura e Crítica Literária, PUC/SP, a Arena Discursiva é um projeto pedagógico que tem como objetivo desenvolver e aprimorar o discurso oral e escrito por meio de diferentes processos dialógicos a que os alunos participantes são submetidos, com vistas à redação do Enem.

A eles cabe organizar todas as etapas do evento, da recepção à cobertura, sob a supervisão da professora e equipes de apoio.

Durante o processo de preparo, os estudantes passaram por Oficinas de Fotografia, Vídeo e Texto Jornalístico com a equipe do Nova Imprensa; palestra sobre a “Origem e evolução da internet”, roda de conversa sobre (IN)Segurança digital e Mesa de Debate, com participação do vereador Tato Aguilar.

“O intuito é proporcionar intensas experiências imersivas na gestão do trabalho em equipe e suas implicações em nível comunicacional, cooperativo, de comprometimento, companheirismo, administrar decisões conflitivas em prol de algo maior, mantendo um comportamento ético. Desenvolver ao longo do processo e aprimorar a capacidade de se comunicar de maneira oral e escrita por meio de diferentes mídias com mais eficiência e organização. Tornar-se capaz de assumir falhas, ouvir críticas, repensar soluções, planejar, replanejar, aprimorar a paciência, agir desinteressadamente”, explica a professora e idealizadora Eliane.

A ação é voluntária e em  2019 a equipe conta com 47 pessoas; duas ex-alunas, na condição de consultoras, além da equipe gestora, Sala de Leitura e professores parceiros.

A Arena Discursiva 2019 será transmitida ao vivo por meio de duas plataformas distintas, administradas por estudantes.

 

SERVIÇO

Arena Discursiva Da superfície às profundezas: o paradoxo da internet”,

Local: Auditório Maristela de Oliveira, Fundacc, Rua Santa Cruz, 396, Centro

Data: 27 de setembro, a partir das 10h.

Entrada franca

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *