Prefeitura nega risco de novos deslizamentos em Ilhabela

Após imagens mostrando trechos de queda na obra de contenção do morro do Piuva, no sul de Ilhabela, viralizarem nas redes sociais, a prefeitura emitiu uma nota tranquilizando os moradores e negando a possibilidade de novos desabamentos.

O deslocamento de terra aconteceu durante as chuvas do fim de semana e foi registrado no domingo (4).

Em maio a região sul do arquipélago ficou totalmente isolada durante uma semana após uma grande quantidade de terra cair e interditar a rodovia SP-131. O acidente inclusive levou três residenciais abaixo. Não houve vítimas.

Segundo a administração, a Preserva Engenharia, empresa responsável pela execução das obras de contenção no local, a ocorrência não acarreta risco. “O jateamento de concreto (concreto projetado) executado no local cumpriu seu objetivo de impedir o registro de um escorregamento maior durante a realização da obra nessa etapa”.

Logo após a pequena movimentação deste domingo, a empresa realizou novas medidas de proteção do local e da pista, como a instalação de tapumes.

A empresa também lembrou que no projeto de execução da obra existem várias etapas a serem cumpridas e que a aplicação do concreto projetado foi realizada em caráter preliminar, necessária para dar condições para a etapa definitiva que vem a seguir.

A Preserva iniciou a obra de recuperação da encosta da SP-131 com a remoção do material que desmoronou em maio e provocou a obstrução total da pista. Em seguida, a empresa fez serviços de retaludamento e proteção do talude com concreto projetado, em caráter provisório e preliminar, justamente para que se tornasse possível o início dos serviços para a construção da estrutura de contenção definitiva, que será realizada nos próximos meses.

Atualmente, no local encontra-se uma perfuratriz, que está realizando os trabalhos para a execução das fundações do muro de contenção definitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *