Golfinho de 2,38 metros é resgatado na Praia do Itaguá

Um golfinho-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis), encalhou na Praia do Itaguá, na região central de Ubatuba, na tarde desta sexta-feira (16), e foi resgatado pelo Instituto Argonauta. Os moradores que passavam pela avenida observaram o animal muito próximo da margem e acionaram socorro.

O golfinho é adulto, mede 2,38 metros, e está estável, apesar de desnorteado e cansado. Ele será acompanhado e passará por exames complementares. A espécie é comum na região. Em 2017, o Instituto Argonauta reabilitou e reintroduziu à natureza um indivíduo da mesma espécie.

O Instituto fez o resgate via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A equipe acabou levando o animal para receber cuidados depois de tentar reintroduzi-lo ao mar, por duas vezes, ele voltar a encalhar na praia.

Os técnicos do instituto conseguiram resgatá-lo no terceiro encalhe e, ainda na praia, realizaram os primeiros atendimentos. De acordo com a equipe de monitoramento, a soltura imediata do animal não seria possível. Para uma análise da condição geral de saúde do animal, a equipe decidiu levar o animal ao Centro de Reabilitação e Despetrolização do Instituto Argonauta.

O oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo, reforça a importância da comunidade em reconhecer o trabalho da equipe técnica do instituto. “A equipe é a única do litoral norte habilitada legalmente para realizar o procedimento de manejo e transporte de animais marinhos. A decisão de deslocamento do animal ao Centro de Triagem de Animais Aquáticos visa garantir a sobrevida e o bem-estar do animal, fornecendo-lhe o suporte adequado para aumentar as chances de sobrevivência”.

Ao avistar animais marinhos mortos ou debilitados nas praias, a comunidade pode acionar o instituto pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e o atendimento funciona todos os dias em horário comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *