Regatas da Semana Internacional de Vela começam com protesto

O desfile de barcos que antecede a regata de abertura da 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi marcado por um protesto lembrando a morte da vereadora carioca Marielle Franco, executada há 1 ano e 4 meses, na manhã deste domingo (14). O evento é a maior competição da modalidade da América Latina e atrai velejadores e visitantes de todo o mundo.

Uma das embarcações passou pelo canal de São Sebastião com um desenho do rosto da ativista e a palavra “vive” na vela. Marielle Franco era socióloga e defensora dos direitos humanos, em especial de minorias e mulheres. Filiada ao PSOL, ela foi eleita em 2016 com a quinta maior votação da cidade do Rio de Janeiro. a política foi assassinada com três tiros na cabeça e um no pescoço  no dia 14 de março de 2018 junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes, no Estácio.

 

Semana de Vela

O desfile contou  com 120 embarcações de diversos tamanhos. O evento teve início pouco antes das 10h30, quando as embarcações começaram a se apresentar para o público, que lotou o píer do Race Village. Um a um eles iam passando e eram saudados pelas pessoas no local.

Na sequência, foi dada a largada (com atraso de uma hora) para a primeira prova de 2019, que seria a tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, com 55 milhas. Porém a falta de vento obrigou a Comissão de Regatas a encurtar o percurso e adiar a regata longa até Alcatrazes para outro dia da semana. Completaram a programação esportiva do evento, as largadas da Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste, e da Regata Renato Frankenthal HPE 25.

O evento esportivo segue até o próximo dia 20 de julho e a programação de atrações culturais do Race Village vai até o fim do mês de julho, com mais de 100 atrações gratuitas e 102 sessões de cinema.

Música

Na segunda-feira (15), a partir das 20h, o palco principal do Race Village recebe o show ‘Os Filhos dos Caras’. Quem não se lembra de grandes nomes da música brasileira como Tim Maia, Jair Rodrigues e Willson Simonal? Eles seguem vivos nas vozes de seus herdeiros, Jair Oliveira, Léo Maia e Max de Castro, que apresentam grandes sucessos dos pais que o público pode cantar junto em Ilhabela.

O palco principal do Race Village vai receber também nomes como a banda de rock dos anos 80 Ira!, de sucessos como ‘Flores em Você’, ‘Envelheço na Cidade’, ‘Tarde Vazia’, entre outros, embalados pelo vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra. A apresentação será na segunda-feira (22). Kiko Zambianchi traz sua famosa canção ‘Primeiros Erros’ e demais sucessos quatro dias antes, na quinta-feira (18). João Suplicy também subirá no palco principal do Race Village na sexta-feira (26). Irmão do cantor Supla e filho do político Eduardo Suplicy, ele apresentará o espetáculo de ‘De Elvis a Jobim’.

Veja aqui a programação completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *