Maracatu de Ilhabela promove grande festa da cultura afrobrasileira no sábado (27)

Em comemoração aos cinco anos de fundação do grupo Marabantu, representante do maracatu de Ilhabela, a cidade vai receber uma grande festa da cultura afrobrasileira neste sábado (27), com direito a cortejos, oficinas, ensaios e outras atividades abertas e gratuitas. O destaque da programação é a visita de batuqueiros da Nação de Maracatu Porto Rico, direto de Pernambuco.

O grupo vai promover um grande cortejo aberto pelas ruas da Vila, centro histórico da cidade, até a igreja matriz. Depois, o espaço cultural Waldemar Belisário será palco da festa social para celebrar a data. A entrada é gratuita e todos são bem-vindos.

Grupo Marabantu foi fundado em 2018 (Foto: Marabantu)

Criado em 2018, o Marabantu é um grupo percussivo, que estuda e promove a cultura do Maracatu de Baque Virado, tendo como maior referência a Nação de Maracatu Porto Rico, de Recife.

O maracatu é reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A capital pernambucana é o berço dessa manifestação que envolve danças elaboradas, religiosidade africana, figurinos coloridos e extravagantes e muita música. Sua origem remonta a época do Brasil Colonial e consiste em uma mistura das culturas africana, portuguesa e indígena.

A partir de tais referências históricas, culturais e como resultado dessa construção orgânica no litoral paulista, o grupo Marabantu vem proporcionando à comunidade e público de Ilhabela diversas intervenções artísticas com o objetivo de divulgar o universo do Maracatu.

Marabantu surgiu como uma ação dentro do Projeto Re-Percussão, tendo o intuito de divulgar o universo percussivo e promover o estudo de ritmos afrobrasileiros. Foram realizados, ao longo do ano de 2018, aulas e oficinas de percussão, que tomaram força, ocuparam escolas e espaços públicos, até culminar na criação do grupo profissional e representante maior do maracatu ilhéu.

Em cinco anos de existência, o Marabantu já contou com mais de 60 integrantes, ofertando oficinas gratuitas, ensaios abertos e apresentações. Além de fomentar o apoio à diversos coletivos culturais da cidade e criar parcerias estratégicas com os grupos pernambucanos, consolidando a conexão direta com ícones do maracatu.

“Nosso grupo nasceu da vontade de mergulhar na cultura afro e na brasilidade para levar essa magia a cada vez mais pessoas. Hoje, já somos referência de maracatu na região e esse evento vem para consolidar a força, beleza e importância dessa expressão ancestral. Além disso, nos comprometemos com a missão de fortalecer as nações fundadoras que são a história viva da cultura afrobrasileira”, explica Pedro Vercelino, líder do Marabantu, músico percussionista e provocador cultural, idealizador do Projeto Re-Percussão.

O evento tem apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria de Cultura.

Programação

27/05
13h- DJ Kwest
13h30 – Banda Pirajica
14h30 – DJ Kwest
15h00 – Marabantu
16h00 – Caixa Alta
17h00 – DJ Kwest
17h30 – Forró Cururuá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *