LITORAL ANIMAL – Reprodução em caninos e felinos (parte 1)

A reprodução em cães e gatos tem algumas particularidades interessantes. O tempo de gestação coincide nas duas espécies, sendo de 58 a 64 dias, em média.

Na cadela, o ciclo estral inicia-se com as perdas de sangue vulvares, que representam os sete dias iniciais, em média, onde a fêmea não aceita ser coberta. A seguir, a segunda fase, variando de 5-8 dias, onde ela aceita ser coberta e estará fértil por todos esses dias.

Sete dias seguintes, ela volta a repelir o macho, indicando que o período fértil cessou e que o ciclo ativo de 21 dias está prestes a terminar.

A concepção se dá, portanto, no período que vai do 8º ao 16º dia, em média.

No caso da cadela, não havendo a cobertura ou havendo a cobertura, porém sem gravidez, o ciclo termina por volta de 21 dias e só retorna em 5 -8 meses, dependendo de vários fatores, tais como o porte da fêmea (as menores tendem a ter um intervalo menor entre cios), condições de saúde e nutrição da fêmea.

No caso das gatas, essas retornam mais rapidamente ao cio caso não sejam fecundadas, o que é extremamente raro de acontecer, uma vez que a ovulação nesta espécie é induzida pela cobertura.

Na próxima edição, continuaremos neste tema. Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *