Idoso de 99 anos é salvo de afogamento em Caraguatatuba

Um idoso de 99 anos de idade foi resgatado de um afogamento, no último fim de semana, na praia Martin de Sá, em Caraguatatuba. O caso serviu de alerta na cidade e a prefeitura, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, lembra que banhos de mar na terceira idade sempre devem ter o acompanhamento de um familiar. Além disso, é necessário observar as condições do tempo e maré.

A vítima é um turista da cidade de Pinheiros, no interior de São Paulo e, segundo o soldado PM Silvestrini, que atendeu a ocorrência, os familiares foram notificados da necessidade de acompanhamento do idoso no mar. “Ao entrar sozinho, veio uma onda e ele se desequilibrou, quando foi iniciado o afogamento, mas rapidamente foi socorrido”, contou Silvestrini.

A comandante do Posto de Bombeiros Marítimo de Caraguatatuba, tenente Erica, reforça a importância do acompanhamento da família na hora do banho de mar. “A maioria dos casos são idosos desassistidos, que muitas vezes passam por um mal súbito durante o banho e acabam se afogando, ou pelo corpo enfraquecido da idade, uma simples onda, ocasiona a queda e logo, o afogamento”, explica.

A orientação é que a família ao chegar à praia, procure o posto de guarda-vidas mais próximo e busque informações sobre o mar e a praia. “O banhista deve perguntar qual o ponto mais seguro, se há risco de correnteza e sempre ficar próximo ao profissional. Placas de orientação de perigo também devem ser respeitadas”, acrescentou a comandante.

Dados do Corpo de Bombeiros indicam que de janeiro a março deste ano houve 836 vítimas de afogamento salvas pelo Grupamento Marítimo do Litoral Norte, um aumento de 7% em relação ao ano passado. Já as mortes praticamente dobraram. Em 2019, foram nove mortes e em 2018, cinco.

Segundo a tenente Erica, nesta temporada de verão, os idosos foram os banhistas que mais perderam a vida no Litoral Norte, um total de cinco. “As orientações devem ser seguidas também na época de inverno. Praia mais segura o ano todo!”, destacou.

Em janeiro deste ano, um idoso de 63 anos, morador de Araraquara, morreu afogado na praia Martim de Sá. Ele chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Praia Acessível

Para evitar esse tipo de ocorrência, Caraguatatuba possui um espaço destinado ao banho de mar de idosos e pessoas com deficiência, o Programa Praia Acessível, localizado na Praia do Centro. O local possui um mar raso com ondas mansas e boa balneabilidade, tornando apropriado para atender este público.

O programa oferece ainda suporte com monitores para o auxílio no mar. Todos os profissionais são professores de Educação Física, com treinamento de natação, primeiros socorros e afogamentos. Caso algum visitante necessite de um atendimento rápido, estão capacitados. Também é fornecido colete salva-vidas para um banho mais seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *