Conta de energia deve cair 2% a partir de outubro

A partir de outubro, os consumidores de Caraguatatuba e São Sebastião devem pagar menos na conta de energia elétrica. Segundo a EDP, empresa responsável pela distribuição na região, a tarifa terá uma redução média da ordem de 2,10%.

Na prática, esse valor representa uma redução de 3,14% para residências (unidades consumidoras atendidas em baixa tensão). Já para empresas (unidades consumidoras atendidas em alta tensão), o efeito médio preliminar calculado deve ser de 0,25%.

A revisão tarifária acontece a cada quatro anos, conforme estabelece o contrato de concessão firmado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Na oportunidade são avaliados os investimentos realizados pela distribuidora, a qualidade do serviço prestado, os níveis de perdas na rede, os custos com compra de energia, os encargos setoriais, dentre outros itens.

A nova tarifa será determinada definitivamente no início do mês de outubro, para entrar em vigor a partir do dia 23. A EDP atende 1,9 milhão de clientes do Alto Tietê, Vale do Paraíba, Guarulhos e Litoral Norte de São Paulo, aproximadamente 5 milhões de pessoas.

Dando curso ao rito processual, a Aneel promoveu nesta terça-feira (23) a abertura da audiência pública com o objetivo de discutir a proposta da quinta revisão tarifária periódica da EDP São Paulo.

Redução

Na revisão da EDP São Paulo, o item que mais contribuiu para os índices de redução tarifária propostos foram os custos com pagamento de encargos setoriais, sendo a diminuição de 6,22% nos encargos setoriais devido a antecipação do pagamento dos empréstimos realizados pelas empresas de distribuição nos anos de 2013 e 2014, para pagamento das Usinas Termoelétricas que tiveram que produzir energia naquele período de seca muito severa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *