Caraguá promove encontro astronômico para ver eclipse solar

Estudantes e professores do curso de biologia do Centro Universitário Módulo promovem um encontro aberto e gratuito para visualização do eclipse solar, que acontece nesta terça-feira (2), a partir das 16h. O grupo se reúne na Lagoa Azul, no canto direito da paradisíaca Praia do Capricórnio, em Caraguatatuba.

O encontro acontece em parceria com o Projeto Mar Vivo e Astronomia Urso do Sul (Chile), sob orientação do professor Franco Bonetti (Módulo) e da professora Wilma Mugnaine (Mar Vivo). A ação consiste em observação a olho nu do eclipse total do sol e das constelações de inverno, além de rodas de conversa sobre poluição do mar e sorteio de brindes aos participantes.

É recomendável que os alimentos e bebidas consumidos durante o dia sejam levados em embalagens sustentáveis. Não será permitida a entrada com descartáveis.

Fenômeno

O eclipse solar vai acontecer em diversas regiões do hemisfério sul, resultado do alinhamento do sol, lua e Terra. O fenômeno poderá ser visto em sua totalidade em faixas no Chile e Argentina — no Brasil, algumas regiões poderão observar de 9% a 60% do eclipse, excluindo o nordeste onde o sol já estará se pondo na hora do fenômeno.
Em Buenos Aires, ele será “quase” total, e terá seu auge por volta das 17h42 locais.

É previsto que a Lua comece a encobrir a luz do sol às 16h23 e a sombra completa aconteça às 17h39, no Brasil, horário de Brasília. O dia irá virar noite para as regiões em que o eclipse terá 100% de visibilidade por cerca de dois minutos.

O próximo eclipse total que poderá ser observado no Brasil está previsto para o dia 14 de dezembro de 2020. Nesta data, Chile e Argentina voltarão a testemunhar o fênomeno de forma privilegiada, com quase 100% de cobertura do sol pela lua.

Serviço

Eclipse Total do Sol
Local: Lagoa Azul – Praia do Capricórnio – Caraguatatuba
Data e horário: 2 de julho, a partir das 16h
Informações: (11) 95610.9184

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *