Cachorro vítima de maus-tratos é resgatado pela Ambiental

Um cachorro de porte médio, sem raça definida, vítima de maus-tratos, foi resgatado nesta quarta-feira (24), pela Polícia Militar Ambiental, após denúncia anônima, em Caraguatatuba. O animal estava em uma casa abandonada, sem água ou alimentação, com fortes sinais de desnutrição.

A residência fica no bairro Benfica e o quintal não apresentava condições mínimas de higiene. A proprietária do animal informou aos policiais ambientais que estava passando um tempo na casa da sogra e não tinha condições financeiras de manter o animal.

Diante disso foi elaborado o auto de infração ambiental por maus tratos a animal, com base no Artigo 29 da resolução SMA 048/14, com a penalidade de multa simples no valor de R$ 3 mil.

O cachorro foi encaminhado para o Centro de Controle e Zoonoses (CCZ); onde o veterinário confirmou os maus-tratos e o colocou em quarentena para ser cuidado.

“Animais domésticos costumam ser alvos de atitudes impensadas ou impulsivas dos seres humanos, pois muitos acabam soltos, abandonados nas áreas urbanas quando seus proprietários enfrentam situações em que não podem ou não querem mais permanecer com a responsabilidade, não respeitando seu direito ao bem-estar, deixando de prover abrigo, alimento, água. Além destas necessidades básicas, os animais necessitam que sejam respeitadas as condições de estarem livres de desconforto, de dor, lesões, doenças, livres para expressar seus comportamentos normais e livres de medo e estresse”, declarou a Polícia Militar Ambiental.

Denúncias de abandono e maus-tratos podem ser feitas pelo telefone (12) 3886-2200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *