Nova prefeita de Ilhabela afirma que não permitirá favorecimentos

Após o afastamento do prefeito Marcio Tenório, a nova chefe do executivo de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, afirmou que não permitirá qualquer tipo de interferência em processos licitatórios para favorecimentos de pessoas ou empresas.

Em reunião na manhã desta sexta-feira (17), com todo o secretariado e funcionários do departamento de licitações, ela deixou claro que se isso ocorrer, fará o afastamento e exoneração do agente público envolvido, seja ele de qualquer escalão do quadro de funcionários.

O encontro tratou das principais ações administrativas e financeiras, como estratégia imediata de governo. Ainda ficou definido que nos próximos dias, a prefeita realizará reuniões com cada secretaria, separadamente, para definir ações de curto e médio prazos.

Por fim, a prefeita, Gracinha, lamentou a situação vivida pelo município e ressaltou que é hora de unir esforços para que todos os serviços e equipamentos públicos continuem funcionando em sua perfeita normalidade e atendendo cada vez melhor a população.

Chuvas

Nessa reunião também foi abordado o Estado de Alerta que o município se encontra, devido às fortes chuvas, que registrou 139,2 mm de precipitação nas últimas 24 horas. Equipes da prefeitura trabalham no atendimento das ocorrências, entre elas: quedas de árvores e deslizamentos de terra e muros. Foram definidas estratégias de controle de crise e problemas que podem vir a ser causados. As equipes permanecem de plantão para o atendimento das ocorrências e continuará realizando serviços necessários para restabelecer a normalidade em pontos afetados.

Novo mandato

Gracinha assumiu a função na terça-feira (14), após o ex-prefeito ser afastado por improbidade administrativa através da Operação Prelúdio II, da Polícia Federal, que investiga desvio de R$ 9 milhões em contrato com empresa de limpeza. No dia seguinte, Tenório teve o mandato cassado pela Câmara Municipal devido a outro processo de suposta fraude na realização do evento Paço do Samba, que foi pago e não aconteceu.

A nova prefeita vai assumir oficialmente o cargo em cerimônia de posse realizada pelo poder legislativo, na próxima terça-feira (21), na Câmara Municipal, na Vila.

Após boatos, a prefeita afirmou que não se recusou a tomar posse e que não o fez nesta sexta, pois esteve mobilizada, juntamente com as equipes da Prefeitura e Defesa Civil, tomando providências para solucionar os problemas causados pelas fortes chuvas que acometeram a cidade desde quarta-feira (15), que deixou Ilhabela em Estado de Alerta. A prefeitura lembrou ainda que Lei Orgânica do Município, em seu artigo 42, prevê o prazo de até dez dias para que a prefeita seja empossada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *