Litoral Norte aciona Estado para apoio aos desastres causados pelas chuvas

Após as chuvas que assolaram o Litoral Norte na última semana, as cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela precisaram acionar a ajuda do governo do Estado para apoio em situações de desmoronamentos, alagamentos e pessoas desabrigadas.

Ilhabela

Em Ilhabela, o Instituto Geológico do Estado de São Paulo (IG) realizou uma vistoria do desabamento que isolou a região sul da cidade, no bairro do Piúva. Segundo os técnicos, a área está totalmente instável. O solo permanece vertendo água e existem blocos rochosos fragmentados, com risco de se deslocarem. Ficou definido que as equipes vão aguardar 48 horas para área se estabilizar antes de retomarem os trabalhos de desobstrução. Caso chova, este período deve aumentar. Os órgãos responsáveis continuarão realizando o monitoramento constante da área, com novas avaliações nos próximos dias.

A região sul de Ilhabela está totalmente bloqueada. disponibilizando transporte marítimo
aos moradores que necessitam seguir para a região central do município ou ao sentido sul. Quatro lanchas fazem o transporte, com embarque e desembarque nos píeres do Perequê e Portinho.

Prefeita de Ilhabela vistoria estragos com IG (Foto: PMI/ Divulgação)

As escolas da rede municipal na parte sul estão todas com as aulas suspensas. A Unidade Básica de Saúde (UBS) segue aberta, em plantão de 24h, para atender a população em casos de urgência. A coleta de resíduos também está sendo afetada. A prefeitura informou que o melhor a se fazer no momento é acomodar os rejeitos em casa até que se normalize a situação. De modo a não depositar os resíduos nas ruas nesse momento em que não
haverá a coleta, evitando o risco de animais espalharem o lixo pelas vias, a infestação de moscas, a propagação de cheiro ruim, e no caso de chuva, lixo sendo levado pelas ruas. A cidade também enfrenta desabastecimento de água.

Caraguatatuba

Atendendo a um pedido oficial do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o Governo do Estado, por meio da Casa Militar, enviou na tarde de domingo (19) ao município cestas básicas e kits de limpeza, higiene pessoal e de vestuário para ajuda às famílias vítimas das fortes chuvas que atingiram diversos bairros nos últimos dias.

O cidade acolhe neste momento um total de 34 pessoas (17 adultos, 12 crianças, dois adolescentes, dois idosos e um bebê de 27 dias), além de um cachorro. As famílias são dos bairros Perequê-Mirim, Morro do Algodão e Massaguaçu. A prefeitura também está em contato com o 6º Batalhão de Infantaria Leve do Exército para verificar apoio no atendimento das famílias.

A administração disponibilizou ainda equipe do Samu, assistente social, professores e educadores das Secretarias de Educação, Esportes e Desenvolvimento Social e Cidadania para prestar assistência. Além disso, todas as famílias estão recebendo alimentação diariamente. Para garantir a distração e diversão para as crianças foram disponibilizados cama elástica, jogos de tabuleiro, bambolê, lápis coloridos, papel e bolas.

São Sebastião

Na cidade de São Sebastão, o Estado foi acionado para averiguar a situação da costa sul, que tem pelo menos 34 casa inteditadas, no bairro Barequeçaba. O município tem no momento 27 pessoas desabrigadas e 124 desalojadas. Do total de famílias removidas, há 8 adultos do Itatinga, sendo três gestantes, mais dois adolescentes e quatro crianças que estão acolhidas no abrigo montado na Escola Municipal da Topolândia, na região central do município. Há ainda quatro adultos e duas criança, e um idoso de Barequeçaba, que também foram encaminhados para o abrigo na Topolândia.

O Governo Municipal presta toda a assistência às famílias desabrigadas e desalojadas desde essa quinta-feira (16). Todos receberam atendimento psicológico e socioassistencial. O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião continua a arrecadar doações como colchões, toalhas de banho, roupa de cama, e roupas em geral para as vítimas das chuvas. Também estão sendo arrecadados produtos de higiene pessoal, alimentos e produtos de limpeza.

Ainda em São Sebastião, a rodovia SP-55 segue interditada na altura do Km 118, entre Enseada e Cigarras. Hoje o trecho foi liberado para o tráfego durante uma hora e voltou a ser fechado para os trabalhs de recuperação. Técnicos do DER, IG e Defesa Civil estão fazendo avaliações periódicas para liberações momentâneas que devem ocorrer al longo da semana. Segundo as autoridades, a situação  ainda oferece riscos de deslizamentos  de terra e pedra na encosta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *