HISTÓRIA – Por dentro do Litoral Norte

O Litoral Norte paulista acolhe em seu território paisagens idílicas formadas pelo encontro do mar com a mata, por rios e córregos ora serenos, ora encachoeirados, costões e contrafortes que erguem-se como fortalezas, à maneira de molduras para as vastas enseadas e para os pequenos remansos das diminutas praias.

Alguns autores indicam ser o litoral paulista a célula mater da formação da identidade nacional, oriunda da contribuição indígena, africana e europeia. Nos dias atuais nosso litoral conduz na lida cotidiana personagens vindos de diversas origens: o ‘cortês e gentil caiçara’, como diz o hino de Caraguatatuba; comunidades quilombolas, detentores da alegria e altivez de África; territórios indígenas Guarani além de migrantes e imigrantes de diversas partes do Brasil e do mundo.

Para vagar neste vasto contexto, recebi honrado o convite da jornalista Mara Cirino para compartilhar neste espaço olhares sobre nosso patrimônio cultural, bens de extremo valor, resultado das mentes, mãos e coração de nossa gente.

Assim, os testemunhos materiais e imateriais de nossa cultura irão compor nosso enredo. Temos como exemplos a imponência das matrizes e casarões; a singeleza das capelas e casas caiçaras; as técnicas vernaculares de pesca, fitoterapia e conhecimentos sobre o clima; a religiosidade; as paisagens notáveis; os monumentos e obras de arte em espaços públicos; os sítios arqueológicos e demais componentes de nosso patrimônio cultural.

A abordagem proposta será baseada na premissa de que o patrimônio cultural de uma localidade deve ter significância em seu cotidiano. Que seus bens possam ser instrumentos para a melhoria da qualidade de vida do cidadão. Que sejam palco de aulas ao ar livre, para todos os níveis de ensino de nossa região, do fundamental ao superior. Que suas informações inspirem nossos artistas, em todas as linguagens. Que proporcionem oportunidades econômicas, por meio do Turismo, da produção artesanal e dos serviços. E, sobretudo, que seja de forma constante vetor de fortalecimento de nossa identidade, fator de desenvolvimento individual e coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *