Exército do Brasil realiza treinamentos no Litoral Norte

O Exército Brasileiro realizará treinamentos militares nas quatro cidades do Litoral Norte, a partir de amanhã (17) até o dia 24 de maio. A Operação Anhanguera para “garantia da lei e da ordem” acontecem anualmente em diferentes regiões do País e traz para aregião em 2018 cerca de 1,8 mil militares.

Em São Sebastião, o total de soldados deve girar em torno de 800 homens, que vão se concentrar no antigo ginásio Gringão e no Balneário dos Trabalhadores, ambos na região central do município. Durante esse período não haverá possibilidade de uso dos locais pela população, ficando exclusivamente restrito ao uso do Exército.

No município ficará o Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve (aeromóvel), a 12ª Companhia de Comunicações, o 22º Batalhão Logístico Leve e, o braço operacional será o 4º Batalhão de Infantaria Leve de Osasco.

Em Caraguatatuba, serão 400 homens atuando na cidade em diversas operações comandadas pelo 6º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) de Caçapava. Eles ficarão alojados no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, no Jardim Britânia.

A Prefeitura de Caraguatatuba já solicitou ao Comando do Exército algumas ações específicas que tenham envolvimento da comunidade, em especial, as crianças de escolas municipais. Durante a ação, a Secretaria de Esportes e Recreação suspenderá todas as atividades esportivas e escolinhas previstas para o local. O Cemug ficará exclusivamente à disposição do uso do Batalhão de Infantaria Leve.

A Força-tarefa a ser realizada em Ilhabela será a Bandeirante, composta pelo 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, que contará com cerca de 400 militares, alojados no Ginásio Gilson Gomes Pinna, no Itaquanduba.

A atividade tem por objetivo, segundo a 12ª Brigada de Infantaria Leve, capacitar as tropas participantes a realizar operações de ordem e de cooperação e coordenação com agências, bem como exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *