Com mais de 200 anos, Baile dos Congos é neste fim de semana

Considerada a maior manifestação da cultura caiçara, a Congada de São Benedito já começou em Ilhabela. E o Baile dos Congos, a grande festa de encenação da guerra entre os reinos do Congo, tem quatro apresentações neste sábado (18) e domingo (19), sempre às 10h e às 14h, nas ruas da Vila.

Com mais de 200 anos de história de fé e tradição, a Congada conta com teatro e dança de rua, música, comida e muita devoção. A alegria dos tambores e da tradicional marimba, das flores e das cores atrai centenas de expectadores locais e turistas todos os anos.

O atual Rei do Congo e principal personagem da história, o Dino, tem 54 anos de Congada. Ele participa dos rituais desde os cinco e substituiu o saudoso Dito de Pilaca que faleceu em 2015 com 95 anos, ainda participando ativamente da Congada.

São Benedito

São Benedito é o único santo negro da igreja católica. Nascido na Itália e filho de escravos etíopes, o santo deixou suas marcas em Ilhabela, onde a comercialização de escravos moveu a economia durante dezenas de anos. Inclusive a população negra que foi trazida de diversos países africanos era maior do que a de homens livres na época da colonização. Os descendentes dessa história ajudaram e formar a nação e a identidade caiçara. E eles não poderiam deixar de se identificar com a trajetória do santo protetor dos humildes.

O escravo Roldão

O mítico fundador da Congada em Ilhabela desembarcou em Castelhanos por volta de 1785 trazido nos porões de um navio negreiro. Os mais antigos organizadores da Congada contam que o escravo Roldão foi essencial para consolidar a festa nas terras do arquipélago. Ele era tio-avô da famosa Dona Ana Esperança, umas das primeiras líderes da culinária da Congada, a Ucharia. Hoje é sua família que ainda cuida da tradição da cozinha congueira.

Ucharia

A culinária é parte essencial no ritual da Congada, afinal São Benedito também foi cozinheiro e conhecido por distribuir a todos os seus pratos saborosos. Em Ilhabela ainda é comum encontrar a imagem do milagreiro dentro das cozinhas, para garantir a fartura. E quando o fogo se acende na cozinha da Congada, é sinal de muita fartura.

A Ucharia reúne centenas de pessoas para uma deliciosa refeição coletiva. A comida é preparada pelas mãos das mulheres dos congueiros, com ingredientes doados pela comunidade. O alimento é preparado ainda nos tradicionais fogões “tacuruba”, montados manualmente sobre pedras grandes que assentam os enormes tachos e panelões.

A palavra Ucharia significa “despensa da casa real”, local onde era comum acontecerem as refeições dos escravos. Nos dias de hoje, os devotos ainda lembram dessa parte triste da vida dos negros, mas segundo os congueiros foi essa história de batalha que criou um povo tão forte, batalhador e que não esquece nunca da fé.

A programação também conta com duas Exposições, “Congada em Tela”, de Márcio Pannunzio, até 2 de junho no Centro Cultural da Vila, e “Congada de Ilhabela”, nos salões de exposição da Fundaci, no mesmo período.

Programação

18/5 – Sábado – Vila

8h30 – Meia Lua/Procissão de São Benedito (Ruas da Vila)
9h – Exposição “Álbum de Retrato da Velha Verônica” (Casinha Caiçara)
10h – Baile dos Congos (Ruas da Vila)
10h – Workshop de culinária caiçara (Casinha Caiçara)
10h30 – Café caiçara (Casinha Caiçara)
12h30 – Ucharia de São Benedito (Igreja Matriz)
14h – Baile dos Congos (Ruas da Vila)
14h – Exposição “Álbum de Retrato da Velha Verônica” e contação de história e demonstração cênica de um dos milagres de São Benedito (Casinha Caiçara)
15h30 – Workshop de culinária caiçara (Casinha Caiçara)
16h – Café caiçara (Casinha Caiçara)
19h – Missa do 3º Dia do Tríduo de São Benedito – “Missa Afro” (Praça das Bandeiras)
20h30 – Quermesse e DJ Ella (Praça das Bandeiras)
21h – Grupo Pronúncia no Olhar
22h – Grupo Feitiço

19/5 – Domingo – Vila

6h – Alvorada Festiva
8h30 – Meia Lua/Procissão de São Benedito (Ruas da Vila)
9h – Missa dos Congueiros de São Benedito, entrega de lembrancinhas de São Benedito e demonstração cênica de um dos Milagres de São Benedito (Igreja Matriz)
10h – Baile dos Congos (Ruas da Vila)
10h – Workshop de culinária caiçara (Casinha Caiçara)
10h30 – Café caiçara (Casinha Caiçara)
11h – Exposição “Álbum de Retrato da Velha Verônica” (Casinha Caiçara)
12h30 – Ucharia de São Benedito (Igreja Matriz)
14h – Baile dos Congos (Ruas da Vila)
14h – Exposição “Álbum de Retrato da Velha Verônica” e contação de histórias (Casinha Caiçara)
15h30 – Workshop de culinária caiçara (Casinha Caiçara)
16h – Café caiçara (Casinha Caiçara
18h – Procissão e Missa de São Benedito (Ruas da Vila)
18h30 – Queima de fogos (Praça das Bandeiras)
20h30 – Apresentação da Dança do Vilão (Praça das Bandeiras)
20h30 – Quermesse e DJ Phill (Praça das Bandeiras)
21h – Grupo Lapada Quente
22h – Carreiro e Capataz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *