Centro cirúrgico de Ubatuba é liberado pela Vigilância Sanitária

Após concluir os apontamentos exigidos pela Vigilância Sanitária, a Santa Casa de Ubatuba conseguiu a liberação do centro cirúrgico do hospital na tarde da terça-feira (30). A interdição teve início em novembro de 2017 e era o único espaço da cidade para realização de cirurgias.

A nova inspeção sanitária aprovou as adequações realizadas, principalmente na Central de Materiais Esterilizados (CME). Sendo assim, o Centro Cirúrgico está liberado para a realização de cirurgias eletivas, que incluem partos cesáreas, cirurgias ortopédicas e também demandas da Secretaria de Saúde, bem como dará continuidade aos procedimentos de urgência e emergência que não sofreram interrupções.

“Com a reforma executada em complemento à terceirização da lavanderia hospitalar, da correção da área de diluição de degermantes e da reforma do Centro Cirúrgico conforme demonstrado em inspeções anteriores e a necessidade dos munícipes por ser o único hospital da cidade e por fim em razão da adoção de protocolos e rotinas adequados libero a unidade hospitalar para que retorne suas cirurgias eletivas”, destaca o documento afirmando ainda que “as autoridades sanitárias municipal e estadual monitorarão esta unidade a fim de garantir que continuem sendo adotadas as cautelas firmadas em relatórios e protocolos”.

Segundo a Prefeitura de Ubatuba, a suspensão dos serviços prejudicou a população do município, que teve que aguardar ainda mais tempo por cirurgias. No Brasil, quase 1 milhão de pessoas aguardam uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *