Caraguá recebe seminário da ONU sobre empreendedorismo

A cidade de Caraguatatuba recebe, nos dias 26 e 31 de agosto, o seminário Empretec da Organização das Nações Unidas (ONU). A apresentação será ministrada para 30 empresários, empreendedores e potenciais empreendedores. A Prefeitura de Caraguatatuba adquiriu o curso de 60 horas do Sebrae/SP e oferecerá gratuitamente aos interessados, que serão selecionados após responder um questionário com 40 perguntas e passar por entrevistas com especialistas na metodologia “Empretec”.

Cerca de 50 empresários assistiram à palestra de apresentação do “Empretec”, na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), no Sumaré. O debate foi coordenado pela analista de negócios do Sebrae e gestora do seminário no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Priscila Yuri Tamihara.

O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), promovida em cerca de 40 países, voltada para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócio. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae desde 1993.

O Posto do Sebrae Aqui de Caraguatatuba (no prédio da Secretaria de Governo) fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 1.011 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3882-3854 ou e-mail sebraeaqui@caraguatatuba.sp.gov.br.

Batmam Empreendedor

De acordo com a analista de negócios do Sebrae e gestora do seminário Empretec no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Priscila Yuri Tamihara, o empreendedorismo é um comportamento que existe não só nos donos do negócio, mas nos funcionários também. “O Empretec é um projeto desenvolvido pela ONU e acontece em quase todos os países, mas porque a ONU desenvolveu essa metodologia? Ela quis entender porque alguns empresários tinham sucesso e outros não”, destacou.

Priscila também fez uma analogia de alguns personagens da DC Comics e com os tipos de empreendedores existentes. “O Batman é um superempreendedor porque ele tinha um propósito, uma visão de futuro, que era fazer Gotham City prosperar, sair da criminalidade porque ele sofreu com isso, teve os pais mortos por conta de um assalto”, exemplificou. “Então ele quis reverter esse quadro de violência da cidade. O Batman tinha uma visão de futuro, metas estabelecidas, domínio técnico, inteligência competitiva e buscou ferramentas para combater a criminalidade criando o cinto de utilidades, além de ter os recursos financeiros e técnicos, atitude para testar, revisar e implementar suas ações. O Batman era inovador, pensava fora da caixa para combater a criminalidade”, destacou.

Para falar dos concorrentes, analista utilizou um dos inimigos do homem-morcego. “O Coringa tinha o propósito de derrotar o Batman, mas não tinha domínio técnico, sabia onde obter os recursos necessários, achava que podia enfrentar o concorrente e era inovador por tentar encontrar uma maneira de combater o nosso colega Batman”, explicou. “O Comissário Gordon era o policial que ajudava o Batman. Ele já teve o propósito de combater a criminalidade, porém não pensava mais em metas porque tinha o Batman para combater a criminalidade. Acendia o holofote e chamava o Batman. Tem domínio técnico, conhece o mercado de antigamente e as técnicas de combate à criminalidade, mas não se atualizou, possui os recursos necessários por ser da polícia, porém a inovação tiraria ele da zona de conforto”, explanou. “E por último vem os reféns, que não têm propósito, meta, domínio técnico, recursos necessários e não sabem como enfrentar os concorrentes e nem o que é inovação. Essa é a famosa vítima. Por que essa comparação com o Batman? Porque ele é um super-herói que não tinha nenhum poder como o Super-Homem, mas não se abalou por causa disso por ter os recursos necessários metas, propósitos. Quantas ‘empresas-vítimas’ e quantas ‘empresas-Batman’ existem no mercado. Como reverter esse quadro? Como transformar a minha empresa em uma empresa inspirada no Batman? O Empretec é uma das ferramentas para isso” concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *