Vigilância encontra larvas da dengue pela segunda vez na mesma casa

Em mais uma ação de combate a endemias, agentes da Vigilância Epidemiológica de São Sebastião se depararam com uma situação crítica ao voltar à residência de pessoa com dengue, no bairro São Francisco. Na última sexta-feira (12), a equipe encontrou criadouros com larvas do mosquito Aedes aegypti – transmissor da doença. Os focos foram eliminados e o morador notificado.

Segundo a Vigilância, na maioria dos casos positivos da doença são encontrados criadouros do mosquito no imóvel da pessoa infectada, o que acarreta a contaminação e a disseminação do vírus no município. Diariamente equipes de combates a endemias acompanham a movimentação do vírus na cidade. A partir das notificações recebidas nas unidades de saúde é identificado o ponto principal das ações de combate à proliferação do mosquito.

Além disso, vistorias em imóveis para identificação e remoção de criadouros estão sendo realizadas para aplicação de inseticida para eliminação dos mosquitos adultos em um raio de 150 metros do local onde foi encontrado o caso positivo. Até o momento 110 casos de dengue foram confirmados das 1.132 notificações recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde. O município registrou um óbito em decorrência da doença em 2019.

Prevenção

– Evite o acúmulo de água;
– Mantenha garrafas vazias ou baldes virados para baixo;
– Não deixe entulho no quintal ou nas ruas;
– Cubra as caixas d’água, poços ou piscinas e mantenha as calhas de água limpas; coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta;
– Mantenha a lata de lixo devidamente tampada e guarde pneus em locais cobertos, longe da chuva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *