Juquehy tem mais casos confirmados de moradores com dengue

Levantamento da Vigilância Epidemiológica de São Sebastião aponta que o bairro de Juquehy, na Costa Sul, tem o maior número de pessoas diagnosticadas com dengue, totalizando 50 na região. Os dados foram contabilizados nesta segunda-feira (22). O município tem 142 casos positivos desde o início do ano.

Já a área central concentra 13 bairros com 65 pacientes que foram diagnosticados com a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Na Costa Norte, há casos em todos os bairros – 27 no total – com maior concentração no Canto do Mar, que teve 13 doentes.

Do total de casos confirmados, o município tem três fatais (dois importados  de outras cidades). Foram notificados desde o começo do ano 1.533 casos suspeitos dos quais 1.342 já foram descartados.

De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica (VE), Maurílio de Castro Bianchi, as equipes de saúde têm feito uma força-tarefa em Juquehy para evitar o avanço da dengue. O trabalho é executado em conjunto pela Regional e equipe do Programa Saúde da Família (PSF) na visita a imóveis, além de mutirões de limpeza.

Também é feito o bloqueio de casos positivos com equipamentos de nebulização de inseticida portátil e acoplado a veículo

Para agilizar o atendimento, todas as Unidades de Saúde realizam o teste rápido NS1 para dengue que tem resultado disponível em 20 minutos.

A Secretaria de Saúde (Sesau) ressalta que o diagnóstico da dengue pode ser clínico e os exames laboratoriais são confirmações complementares e instrumentos da vigilância para mapeamento das regiões por onde o vírus está circulando.

Com base nas notificações de casos suspeitos e positivos, os dados são lançados em um sistema de geoprocessamento e analisados pelos técnicos da Vigilância Epidemiológica para ordenamento das ações em campo de controle dos criadouros e utilização de nebulização com inseticida.

“O georreferenciamento de casos permite a equipe identificar áreas mais acometidas com a doença, além de subsidiar com maior precisão o planejamento de ações preventivas em novas áreas adjacentes, evitando o avanço da doença”, explica Bianchi.

As áreas prioritárias são identificadas diariamente com a chegada dos casos positivos na Vigilância Epidemiológica. Isso é extremamente eficaz, pois é ai onde o vírus da dengue esta circulando com 100% de certeza evitando assim a contaminação de novas pessoas.

Ainda conforme a Saúde, quando identificado o aumento de casos positivos, além da atividade de rotina, esse setor do município é trabalhado aos finais de semana novamente e devido a grande circulação do vírus, além do equipamento costal de nebulização de inseticida onde o agente adentra as casas das pessoas em um raio de 150 metros, também é utilizado o veículo que faz a aspersão do inseticida, cobrindo até 25 quarteirões em poucas horas de aplicação.

Mas a população precisa estar atenta porque ela é a principal responsável por eliminar o mosquito Aedes aegypti..

 

One Reply to “Juquehy tem mais casos confirmados de moradores com dengue”

  1. bbw with huge knockers gets her pussy worked.weneedporn.online
    olalaporno.com shemale destroys her man.

    Eu tenho casa de veraneio em Juquehy e no comeco do mês de abril fui diagnosticado com dengue. I formei o caso para Sociedade Amigos de Juquehy e nem retorno me deram. Sobre a ação de nebulização na região euh desconheço, assim como visita às casas para controle e aplicação de qualquer produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *