FOTO EM FOCO: Pioneiros da arte

Final da década de sessenta e Ilhabela era um lugarejo onde conviviam caiçaras e alguns estrangeiros. E no meio desses últimos, uns poucos artistas. Mas que artistas! Seus nomes hoje figuram nas enciclopédias de arte, apesar de por aqui quase ninguém mais saber quem foram.

Vamos pois então nomeá-los: Giba Ilhabela, Gilda Pinna, Pituca, Lavínia das Ilhas, Jannik Pagh, Rafael Desimone, Yraê Aranha, Durval Palermo, Henrique Smith, Maciej Babinsky, Fernando Odriozola. A maior parte deles, morreu. Giba vive em Fortaleza. Jannik e Lavínia, casal encantador, mudou-se para a Dinamarca faz bastante tempo. Pituca e Gilda continuam ativas na Ilha.

Esse conjunto de artista talentosos foi o responsável pela criação de um dos mais longevos salões de arte do país, o Salão Waldemar Belisário.

Obras suas, emprestadas de colecionadores, foram exibidas na exposição “os pioneiros da arte na ilha” possibilitando que muita gente tivesse a oportunidade de reconhecer seu valor.

Ilhabela hoje conta com um número expressivo de artistas, mas eles todos juntos não tem força para ofuscar a grandiosidade do trabalho desses pioneiros. É uma pena que a cidade não tenha uma pinacoteca com quadros deles. Todavia, é bom saber que as últimas edições do salão que criaram com tanto empenho, instituíram um prêmio aquisição para justamente engrandecer o patrimônio artístico de Ilhabela e é de se esperar que no futuro exista uma pinacoteca municipal dotada de uma coleção invejável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *