Crianças participam de pintura com artista reconhecido internacionalmente

O artista caiçara Giba Ilhabela promoveu um workshop com mais de 30 crianças da rede escolar e turistas que estavam no arquipélago, no último domingo (28). Os alunos fizeram uma releitura da obra “Armação”, que remete a infância caiçara de Giba, e as criações foram surpreendentes. Todos os jovens levaram kits de pintura para casa e os três melhores trabalhos receberam certificados especiais.

Com objetivo de promover educação e motivar o envolvimento das crianças com a arte, o evento fez parte da exposição em homenagem aos 50 anos de carreira do artista. A mostra “50 Anos Fazendo Arte” segue até o dia 5 de maio, na sede da Fundaci, na Vila, e conta com 33 obras inéditas que variam de desenhos em bico de pena até pinturas em acrílico e tela.

História

Gilberto Gomes Pinna completou 71 anos e segue impetuoso em suas criações. Todas as obras da exposição foram desenvolvidas especialmente para a ocasião e seguem uma ordem cronológica, contando sua vida e trajetória artística através dos quadros. Giba é autodidata e cria obras que vão desde o desenho com técnicas mistas até o reconhecido estilo naif, passando por influências do ilusionismo fantástico e do abstrato. Saído de uma infância simples na praia da Armação, hoje o artista é reconhecido em todo o mundo e possui obras em importantes museus e pinacotecas fora do país, como o Museu Nacional do Chile, além de acervos pessoais pelo mundo.

Assim como as histórias misteriosas de Ilhabela, Giba traz para a exposição o retrato de sua origem, rodeado pela cultura tradicional caiçara da salga do peixe, pesca artesanal e confecção de canoas e redes. Além das festas religiosas, como a consagrada Congada de São Benedito da qual é um dos primeiros participantes. Sua influência passa ainda pela migração para São Paulo, onde consolidou sua técnica na fervorosa Praça da República nos anos 1970, e pela rica cultura nordestina, já que mora hoje em Fortaleza e integra a roda de artistas cearenses contemporâneos.

O artista teve como mentor o consagrado pintor basco Fernando Odriozola, que definiu influências decisivas para a consolidação de sua técnica. Os dois conviveram em Ilhabela e, inclusive, fundaram o primeiro movimento cultural do município, em 1967, quando criaram um ateliê coletivo que se tornou referência regional e berço para o tradicional salão de artes Waldemar Belisário, que completou 45 anos.

O evento tem curadoria do artista Eros Pinna, com realização da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci, e apoio do grupo O Ancoradouro, Livraria Nobel Caraguá e MG Editora.

Serviço

Exposição “50 Anos Fazendo Arte”
Local: Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci)
Data: Até 5 de maio
Endereço: Avenida Dr. Carvalho, n° 80 – Centro Histórico – Vila
Horário: Segunda a quinta, das 9h às 18h – Sexta, das 9h às 22h – Sábado, das 14h às 22h – Domingo, das 10h às 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *