Ceramistas do Litoral Norte participam de exposição em Paraty

Ceramistas do Litoral Norte participam, neste mês, de uma exposição coletiva que será realizada em Paraty (RJ). A Exposição Tripolar, Cerâmica da Serra e do Mar ‘Totem’ que será aberta no dia 11, às 20h, na Casa da Cultura e é composta por quatro totens produzidos por artistas plásticos das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Cunha e do município anfitrião.

“Esta iniciativa coletiva é o resultado do engajamento e união dos ceramistas da região que, ao longo dos anos, vêm colaborando e fortalecendo a nossa rede e essa é a base do Encontro de Ceramistas”, destaca o idealizador Dalcir Ramiro.

Totem feito em cerâmica foi feito de forma coletiva (Foto: Divulgação)

Por Caraguatatuba participam as ceramistas Lu Chiata, Marcia D’Amico e Vania Takahashi. Maria Aparecida Ivanov vai por São Sebastião. Juntas, elas produziram o totem de cerâmica ‘Ambiência Caiçara’, cada uma deixando sua marca, seu estilo.

A presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, destaca a importância da participação dos artistas plásticos nesta exposição após o resgate da Rota da Cerâmica da cidade.

“No ano passado nos reunimos com os idealizadores do Encontro onde resgatamos essa Rota e colocamos os ceramistas locais em contato com a organização. Também disponibilizamos material para a produção das peças e todos os recursos para que pudessem representar o Litoral Norte Paulista”, explica Silmara.

Ela ainda destaca que após o Encontro de Ceramistas de Paraty o totem poderá ser contemplado pela população de Caraguatatuba.

A Casa da Cultura receberá, ainda, a exposição coletiva dos artistas de Paraty; a mostra “Poética da Argila”, uma inspiração nas obras do poeta caiçara Flávio Araújo e os trabalhos dos alunos da Etapa Educativa do projeto.

Esta é uma das quatro exposições que ocorrerão dentro do XIII Encontro de Ceramistas em Paraty ‘Do Gesto ao Barro’ a ser realizado até 21 de abril.

Desde a década de 1970 esse encontro faz parte do Calendário Cultural de Paraty e se consolida como uma referência nacional entre ceramistas e amantes da arte que buscam espaços criativos de trocas de saberes e voltados especialmente para a cerâmica.

Neste ano, o Encontro de Ceramistas será no estacionamento da matriz, conhecido por abrigar os festivais e outros grandes eventos, com extensa área para compras, diversão e aprendizado sobre a milenar arte do barro.

Na tenda principal se concentrarão as atividades pensadas para toda a família, como oficinas para crianças e adultos, palestras, uma série especial de queimas e a tradicional feira, ponto alto do Encontro e oportunidade rara param os amantes da cerâmica e os artistas que as produzem.

Serviço

Abertura Exposição Tripolar, Cerâmica da Serra e do Mar ‘Totem’

Dia: 11/4

Horário: 20h

Local: Casa da Cultura de Paraty

Endereço: Rua Dona Geralda, 177 – Centro Histórico – Paraty (RJ)

Visitação: terça a sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às18h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *