Caraguá inaugura curso gratuito de Tecnologia para idosos

O Instituto Pró-Vida de Caraguattauba, lar de idosos instalado no bairro Ponte Seca, inaugurou na manhã desta terça-feira (9), a oficina gratuita de “Inclusão e Tecnologia Digital” voltada ao público da terceira idade.

Qualquer pessoa acima de 60 anos de idade pode participar gratuitamente e de qualquer região da cidade. Basta procurar a instituição com RG, CPF e comprovante de endereço para efetuar a inscrição.

Em uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba foram adquiridos oito equipamentos notebook completos com mouse e acesso à internet, que ficarão à disposição da comunidade e dos acolhidos da instituição. A oficina também irá orientar sobre o uso de smartphones.

A gestora da unidade, Viviane Dias, explica que a oficina não seguirá um modelo específico. “Vamos orientar os idosos naquilo que eles têm dificuldade e interesse. Não serão aulas engessadas, queremos facilitar o dia a dia deles, de acordo com a dificuldade de cada um”, explicou.

Romário Basílio, de 77 anos, adora pintura e contou que quer aprender a pintar no computador. “Deve ser mais fácil e com mais opções de cores. É a modernidade, precisamos nos atualizar”, disse.

Já Regina Manzato, de 69 anos, residente no bairro Poiares, está ansiosa “Se eu gostar de mexer em notebook, vou comprar logo um pra mim, parece ser bem prático. Meu foco é resolver tudo por ele e não precisar mais ir em bancos”, disse rindo.

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Léo Macedo, parabenizou a instituição pela iniciativa e trabalho dedicado com muito afinco e amor pelos idosos. “É um presente que a comunidade idosa ganha, encarar esse mundo moderno. Trabalhando em conjunto, transformamos a rotina dos idosos”, destacou.

O Instituto Pró+Vida tem caráter filantrópico e atende há 42 anos os idosos do município de Caraguatatuba. Atualmente são 36 idosos internos e outros 250 da comunidade, com atividades variadas através do Centro de Convivência do Idoso no Projeto “Arte e Lazer”.

O Instituto Pró-Vida fica na Rua José Benedito de Faria – n° 05, Ponte Seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *