Bonete e Castelhanos recebem ações sobre descarte correto do lixo

As comunidades tradionais de Ilhabela possuem os territórios mais preservados do arquipélago, devido a dificuldade de acesso. Porém, muitas vezes esta mesma falta de acesso geram descarte incorretos de lixo entre os prporpios moradores. Visando esse cenário, a equipe da Operação Praia Limpa realizou a palestra “Impacto da Poluição Marinha nas Comunidades Tradicionais” para orientar a população em Castelhanos e no Bonete.

Na parte da manhã a tividade aconteceu no Mc Bonet’s, onde crianças e adultos conversaram com a bióloga marinha, Roberta Gomes, e com o diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz, sobre a produtividade na pesca, a influência do lixo e seus impactos na pesca e no turismo, as alternativas para descarte e armazenamento correto do lixo e a perda de renda para os moradores.

“Em se tratando de conscientização ambiental, toda e qualquer pessoa que for atingida trás benefícios ao cotidiano de todos, e entre elas há sempre mentes jovens e em processo de construção, portanto as crianças são o meio mais eficiente e rápido para esta”, disse a bióloga, destacando a importância das crianças na palestra.

Na parte da tarde, a equipe seguiu para a comunidade de Castelhanos, onde realizou um mutirão de educação ambiental. Indo no comércio local, e abordando moradores e turistas, eles distribuíram ecobags, folders educativos e conversaram com a população, sempre lembrando a importância do descarte correto do lixo.

A atividade faz parte do cronograma da Ação Lixo Marinho que acontece em Ilhabela desde fevereiro, junto com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o intuito de conscientizar a maior quantidade de pessoas sobre o descarte correto do lixo. Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa, visite o facebook: https://pt-br.facebook.com/operacaopraialimpa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *