Ilhabela abre Casa de Passagem para pessoas em situação de rua

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, fez a entrega oficial da Casa de Passagem, voltada para pessoas em situação de rua, na tarde desta sexta-feira (8). O local começou a funcionar em 1º de março e em apenas sete dias, a equipe realizou 20 abordagens na rua, 10 acolhimentos, quatro embarques, um encaminhamento para comunidade terapêutica e um pernoite e atualmente têm três acolhidos, um encaminhamento para a UPA, quatro boletins de ocorrência (casos sem documentação) e sete ligações com solicitações de abordagens.

E.N., abrigado há três dias na Casa por problemas com alcoolismo, falou sobre o novo serviço. “É um espaço que a Ilha merecia, vai ajudar bastante, porque aqui o atendimento é de domingo a domingo e você não volta para a rua na noite dos finais de semana. Dá uma assistência total, inclusive com encaminhamento médico e te ajudam a resolver a perda de documento”, afirmou

O serviço de abordagem social tem a finalidade de cumprir a política pública do nível de proteção social especial de alta complexidade do Suas (Sistema Único de Assistência Social) e irá assegurar o acolhimento e a escuta, a fim de promover o atendimento e a proteção integral à famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos, fragilizados, em situação de rua, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento, garantindo privacidade, respeito aos costumes, às tradições e a diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

O espaço funciona por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, em parceria com a Associação Restitui. A Casa de Passagem de Ilhabela fica rua Arara Azul, 20, Barra Velha. O telefone é o (12) 3896-5492.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *