Defesa Civil alerta para aumento do volume de chuvas no litoral

O Litoral Norte sofre com chuvas intensas desde a noite desta quarta-feira (27) e a previsão é que o volume aumente nos próximos dias. A Defesa Civil emitiu alerta para possibilidade raios e chuvas que podem ultrapassar 100 mm em alguns pontos até sexta-feira (29). Segundo o documento, no sábado (30) e domingo (31), as temperaturas devem voltar a subir.

A coordenadoria estadual da entidade informou que  os ventos associados a uma área de alta pressão em alto-mar trazem umidade do oceano para o continente, deixando o tempo instável e com chuva intermitente e volumosa. Em 72h, o acumulado deve passar de 130mm em toda a faixa litorânea do Estado.

Apesar de não existir previsão de tempestades, ressalta-se que estes acumulados são elevados e deixam o solo úmido – o que pode causar deslizamentos em áreas de risco – além de aumentar os níveis dos rios.

A Concessionária Tamoios informou que está em alerta para o nível de precipitação na rodovia. Já a A Marinha do Brasil avisa que os ventos provocados pelo ciclone tropical reduziram de intensidade, a menos de 63 km/h (34 nós).

Madrugada

Em Ilhabela, acúmulo das últimas 48h é de 116,5 mm e foram registrados princípios de alagamentos e a queda de uma árvore na região Sul. A Defesa Civil segue de prontidão para atender possíveis demandas e ocorrências devido a previsão.

Na cidade de São Sebastião, o maior índice de chuvas foi no bairro Itatinga, com 58,9 mm, mas várias regiões sofreram alagamentos. A Prefeitura de São Sebastião suspendeu as aulas de hoje na creche Adriana Vasques, na Topolândia. De acordo com a Secretaria de Educação, o prédio está passando por obras para elevar a creche em 30 centímetros e diminuir as chances de alagamento. A unidade possui uma saída de emergência que dá acesso direto a Escola Topolândia, que é o atual abrigo da cidade em casos de emergência.

Em Caraguatatuba não houve acionamento durante a madrugada. Os pontos de alagamento durante a manhã foram principalmente nas ruas do centro, decorrentes da coincidência entre a chuva e a maré alta. Segundo a prefeitura, em 12 horas, foi registrado um acumulado de 68.61 mm e em 72 horas um acumulado de 84.79 mm. Lembrando que, para entrar em estado de Atenção, é necessário registrar um acumulado de 100 mm em 72 horas.

A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones (12) 3896-2802 e 199.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *