De pintor de parede a artista de renome, Arnaldo Passos inaugura exposição

O saguão do Arquivo Municipal ‘Arino Sant’Ana de Barros’ recebe até o dia 30 de abril a exposição ‘Passos, Paisagens e Personagens de Caraguatatuba’, do artista plástico Arnaldo Passos. Ela faz parte das comemorações do 21º aniversário do órgão.

São quase 30 caricaturas de personagens históricos da cidade retratados pelo artista que conta que realiza cada trabalho em apenas uma noite. Sua técnica é como xilogravura, onde grava a imagem e depois faz a pintura.

Quem olha as obras pensa que sua arte vem de décadas, mas aos 59 anos, Arnaldo Passos conta que começou o trabalho há cinco meses, quando recebeu pedido do amigo jornalista Pítagoras Medeiros para ilustrar suas publicações nas redes sociais.

Passos, que é pintor de parede, conta que recebeu o desafio e gostou do resultado, mesmo sem ter tido aulas de pintura. Para tanto, ele usa rejeitos de construção civil como o quadro de Eucatex que ganhou de um amigo que pediu para que fizesse sua caricatura. “Deu certo e comecei a pintar todas as noites e hoje estou com a exposição aberta”.

História

Sua biografia publicada por Pítagoras Medeiros mostra que, filho de João Passos, do bairro Estrela Dalva, região central de Caraguatatuba, desde menino Arnaldo Passos está envolvido com tintas e pinceis.

Autodidata, jamais teve contato com qualquer mestre, mas desenvolveu uma técnica interessante “autênticos do estilo Arte NAIÏF, lindas obras da Arte Popular Brasileira”, descreve o jornalista.

Em outubro de 2018 ele fez um curso de xilogravura com a professora Luan Fida que disse que teria de desenhar, mesmo alegando que nunca desenhara nada na vida.

Agora, já recebeu convite para expor seus ‘Passos, Paisagens e Personagens’ no Serramar Shopping a partir de abril. “Por enquanto estou trabalhando em uma índia maravilhosa, com suas penas coloridas, em comemoração ao Dia do Índio, mas já tenho muitas peças prontas”, garante.

Serviço

Exposição Passos, Paisagens e Personagens

Local: Saguão do Arquivo Municipal ‘Arino Sant’Ana de Barros’

Data: Até 30 de abril de 2019

Horário: 8h às 18h

Endereço: Rua Santa Cruz, 396, 1ª andar, Centro – Caraguatatuba

Mais informações: (12) 3897-5660 – Ramal 662

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *