Caixa d’água, motor e mesa são encontradas no mar de Ilhabela

A equipe da Operação Praia Limpa, mais uma vez, retirou dezenas de quilos de lixo, entre objetos inusitados do mar de Ilhabela. Desta vez, foram ecnontrados mesas de plástico e até uma caixa d’água, além de grande quantidade de garrafas pet, fios elétricos, isopor, ferro, embalagens de óleo de motor, lâmpadas e um motor de tanquinho. Foram 120 Kg de lixo retirados da água no último fim de semana, sendo que 54% dos resíduos eram de plástico.

Mais de 10 milhões de toneladas de plástico vazam para os oceanos todos os anos, segundo pesquisa divulgada pelo WWF (Fundo Mundial para a Natureza). Segundo o estudo, mais de 104 milhões de toneladas de plástico irão poluir o ecossistema até 2030. Só o Brasil, produz 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico, ficando em 4º lugar dos países produtores de lixo do mundo. O País está atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. De acordo com o levantamento realizado, o brasileiro produz aproximadamente 1 quilo de lixo plástico por semana.

No sábado (9) a equipe da Ação Lixo Marinho esteve do lado norte da Ilha, fazendo a limpeza de superfície até a Ponta das Canas, e depois a retirada de lixo da costeira da Praia do Pacuíba até o Jabaquara. Neste dia também foram feitas abordagens nas embarcações, com entrega de ecobags e folders educativos para conscientização das pessoas sobre o descarte correto do lixo. No domingo (10), a limpeza continuou do lado norte.

“Ao chegar à natureza, os plásticos provenientes de descarte inadequado passam por um processo de fragmentação realizado pela chuva, vento e movimento das ondas produzindo pequenas partículas de plásticos que se caracterizam como microplástico. Esse tipo de material tem capacidade de absorver produtos tóxicos como pesticidas e metais pesados causando danos à biodiversidade. Essa intoxicação se propaga ao longo da cadeia alimentar podendo até contaminar seres humanos que se alimentam desses organismos intoxicados”, alerta a bióloga marinha, Roberta Gomes.

No final da ação, a equipe realiza a triagem do lixo, separando os resíduos e pesando. Após isso, tudo que foi recolhido é encaminhado ao Aterro Municipal de Ilhabela. Além disso, esta sendo feito um mapeamento de toda a área por onde a equipe passa, para emissão de relatórios técnicos elaborado pelo engenheiro ambiental, Kelvin Teixeira.

A Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa, teve início em fevereiro e segue até o final do mês de abril, e mesmo com o inicio da baixa temporada, segue pelo mar e nas comunidades conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo.

Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa, visite a página no Facebook.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *