Bombeiros alertam para cuidados no mar durante o Carnaval

O feriadão de Carnaval chegou e com ele mais de 500 mil pessoas devem visitar as praias do Litoral Norte, segundo levantamento das prefeituras. Durante todos os dias, o Grupamento de Bombeiros Marítimos do Litoral Norte (GBMar) realiza a operação Praia Segura, com reforço de homens para aumentar a segurança aos banhistas no período. Porém, os bombeiros lembram a importância de cada um fazer sua parte.

O capitão João Batista Rapaci, comandante do GBMar dá algumas dicas que podem salvar vidas, como evitar o excesso de bebidas alcoólicas e de alimentos antes de entrar no mar, a congestão é uma das maiores causas de afogamento; Ele lembra também a importância de obedecer as placas de sinalização colocadas pelos guarda vidas, evitar boias e objetos flutuantes, que dão uma falsa sensação de segurança e o banhista pode ser arrastado por uma correnteza com mais facilidade. De acordo com o capitão, quando percebe que está em situação de risco, a pessoa tende, por instinto, a soltar a boia para tentar voltar à margem nadando e acaba se afogando. “Se estiver nessa situação, não solte o objeto flutuante, levante o braço e peça socorro”.

Ele pede ainda que os visitantes procurem ficar em praias protegidas por guarda vidas. “Se não conhece a praia, antes de entrar no mar, peça ao profissional informações de qual é o melhor lugar para ficar e se há algum tipo de risco naquela praia naquele dia”.

Rapaci destaca ainda o cuidado com crianças e idosos. “Temos recebido muitos casos de acidentes com idosos nas praias, não deixe que entrem sozinhos”, alerta ele.

Cuidado com costeiras e pedras escorregadias também é importante. “Muitas vezes o turista deseja fazer uma foto por ser um local bonito, mas são extremamente perigosos, ainda mais se estiverem molhados. Além disso, em caso de temporais com raios, saia do mar; a água conduz eletricidade. Não fique na praia, não permaneça debaixo de guarda-sol ou árvores, procure abrigo dentro dos quiosques”, finaliza o capitão.

Informações sobre afogamentos e acidentes nas praias podem ser dadas pelo telefone 193 ou ao guarda vidas do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *